Relatório apresenta tendências da cafeicultura no mundo

tendencias-cafeA primeira edição de 2016 do Relatório Internacional de Tendências do Café do Centro de Inteligência em Mercados (CIM), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), traz como destaques: o aumento da produção mundial de café robusta, o crescimento do consumo de cafés em cápsula no Brasil, a instalação de novas fábricas no país e os resultados da pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) sobre o mercado brasileiro de café.

“Ao longo da história da produção comercial de café, a espécie Coffea arabica sempre foi a mais cultivada. A bebida obtida a partir dos grãos dessa espécie é, de maneira geral, de qualidade superior àquela obtida a partir dos grãos de Coffea canephora. No entanto, dados compilados e analisados pelo Bureau de Inteligência Competitiva do Café para o projeto Campo Futuro mostram uma tendência de participação cada vez maior dos grãos de C. canephora no total mundial”, aponta o relatório.

Os pesquisadores do Bureau de Inteligência Competitiva do Café destacam o crescimento do consumo de cápsulas no Brasil e apontam o aparecimento de outras concorrentes para as marcas atuais. O crescimento deste consumo é acompanhado pelo aumento das preocupações sobre a sustentabilidade das cápsulas que, até o momento, não possuem métodos de reciclagem difundidos.

O documento também apresenta as diferentes formas de se oferecer café, por parte das cafeterias, indústrias e demais estabelecimentos. “Diante desta grande variedade oferecida ao consumidor, cabe às empresas trabalharem alternativas, como o oferecimento de grãos certificados e de produtos sustentáveis, para gerar uma diferenciação dos seus produtos e conquistar a fidelização dos seus clientes”, ressalta o relatório.

Bureau de Inteligência Competitiva

Sediado na Agência de Inovação do Café (InovaCafé), o projeto busca oferecer informações e análises relevantes para o setor cafeeiro através do desenvolvimento do Relatório Internacional de Tendências do Café – que já se encontra em seu quinto ano de edição e conta com publicações mensais sobre análises do mercado de café a nível internacional.

“As informações apresentadas nos relatórios são um compilado das notícias mais importantes do cenário cafeeiro mundial. A partir destas notícias são realizadas análises pelos pesquisadores do Bureau e apresentadas as tendências identificadas a partir dos dados coletados”, explica a pesquisadora do Bureau de Inteligência Competitiva do Café, Angélica Azevedo.

Confira o Relatório Internacional de Tendências v.5 n.1, clique aqui!

Vanessa Trevisan – assessora de Comunicação da InovaCafé