Venha observar o alinhamento dos planetas em edição especial da Festa das Estrelas – 13/2, às 5 horas da manhã

Fonte: Skysafari - reprodução
Fonte: Skysafari – reprodução

No sábado, 13 de fevereiro, você está convidado a participar de uma experiência inusitada: a observação do fenômeno de alinhamento de cinco planetas no câmpus histórico da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O projeto Magia da Física e do Universo terá uma sessão especial da oficina “Festa das Estrelas”, às 5 horas da manhã, no Museu de Historia Natural  (MHN).

A observação especial, com telescópios, é mais uma ação coordenada pelos professores do Departamento de Física (DFI) Karen Luz Rosso e José Alberto Nogales, que estão sempre atentos aos fenômenos astronômicos e convidando a comunidade para observar o céu. Desde 2009, eles promovem a oficina chamada “Festa das Estrelas”, com debate sobre astronomia e observação com telescópios que atrai a participação de pessoas de todas as idades, da comunidade acadêmica e externa.

Nesse período especial, a Lua e mais cinco planetas – Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno – estarão alinhados, fazendo seu bloco carnavalesco no céu. Segundo observação da professora Karen Rosso, o bloco Lua + planetas pode ser observado com mais visibilidade entre 5h30 e 6h10 da manha até o dia 20 de Fevereiro de 2016.

A professora explica que o alinhamento no céu de cinco planetas e a Lua é um evento raro. “Eles aparecem como se fossem estrelas bem brilhantes e estarão bem próximos da linha do horizonte ao amanhecer. Mercúrio é completamente ofuscado pela luz do sol rapidamente, então só poderá ser visto em um curto espaço de tempo junto aos demais planetas. Esse tempo é basicamente entre 30 e 60 minutos antes do nascer do sol, mais ou menos 6h10”.

Os interessados devem acessar o link:  https://www.facebook.com/Magiadafisicaedouniverso/?ref=hl

O projeto

Criado em janeiro de 2009, integra também ensino e pesquisa científica e inclui atividades dirigidas a escolas da região e à população em geral. Durante os períodos letivos, são promovidas oficinas semanais para divulgação e popularização de informações científicas. “Festa das Estrelas” é o nome da oficina que ocorre aos sábados à noite, no Museu de História Natural (MHN), câmpus histórico da UFLA.

O apoio às atividades é do MHN, dos departamentos de Física (DFI) e de Ciências Exatas (DEX), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e das pró-reitorias de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), de Extensão e Cultura (Proec), de Pesquisa (PRP) e de Graduação (PRG).