Inbatec inicia agenda de visitas técnicas de 2016

visita-tecnica1A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Universidade Federal de Lavras (Inbatec) recebeu a visita técnica dos alunos das disciplinas “Teoria Geral da Administração” e “Mudança e Inovação Organizacional”, ministradas pela professora Flaviana Andrade de Pádua Carvalho, do curso de Administração/UFLA. A visita foi acompanhada pela gerente da Incubadora, Raphaela Ribeiro, e teve por objetivo conhecer, na prática, processos aprendidos em aula, como a gestão empresarial.

A gerente da Incubadora mostrou as instalações da Inbatec e fez uma apresentação dinâmica abordando os principais assuntos que norteiam o universo da inovação tecnológica e do empreendedorismo. Enriquecendo ainda mais a programação, o empreendedor e sócio da empresa incubada Mitah Tecnologies, Ricardo Victorio, também se apresentou aos acadêmicos, narrando sua trajetória profissional. Ricardo enfatizou aos jovens que “é preciso cometer todos os erros o quanto antes, para atingir o sucesso mais rapidamente”.

De acordo com Raphaela, “O contato da professora Flaviana veio em boa hora, pois em breve retomaremos o projeto das visitas técnicas aos calouros. Conversar com as turmas de Administração foi especialmente gratificante, por ser também minha área de formação. Pudemos expor os reais desafios da gestão de uma incubadora, que lida com atores e interesses tão diversos”, disse a representante da Inbatec.

visita-tecnicaA professora ressaltou a importância da inserção dos alunos no universo empreendedor, pois este amplia as oportunidades profissioanis. “Com a visita técnica, os graduandos reuniram informações sobre a gestão de uma incubadora de empresas e o apoio oferecido aos empreendimentos nascentes na Inbatec. Conversaram com proprietários de empresas residentes, observaram a infraestrutura disponibilizada pela UFLA, receberam materiais informativos e esclarecimentos sobre o programa de incubação feitos por meio de exposições dialogadas conduzidas pela equipe gestora da Inbatec”, enfatizou Flaviana.  Além disso, “foi também uma oportunidade para reflexões sobre as interações entre universidade, empresa, governo e sociedade”, completou. Na ocasião, mencionou ainda experiências que teve em visitas a outras incubadoras nacionais e ressaltou a presença maciça de estudantes como membros da comunidade empreendedora nestes lugares.

Uma das propostas da Inbatec é promover uma cultura de Empreendedorismo e Inovação no câmpus. Desta maneira, receber os alunos no ambiente onde isso tudo acontece na prática é muito importante. Essa visita teve um caráter ainda mais especial, por receber alunos recém-chegados à Universidade. “É fundamental que ações como estas se repitam, para estimularmos os discentes a seguirem por este caminho quando do seu ingresso na Instituição, e não somente quando já estão prestes a sair”, mencionou Raphaela.

A proposta é que estas visitam sejam recorrentes, estando a Incubadora aberta para receber alunos de quaisquer turmas.

Amanda Castro – Assessora de Comunicação Inbatec/Nintec/Lavrastec