SBZ indica tese defendida na UFLA como a melhor na área de Biologia da Conservação em 2015

Cecília Gontijo Leal: conservação de cursos d’água na região amazônica

A tese do Programa de Pós-Graduação em Ecologia Aplicada, defendida por Cecília Gontijo Leal, tendo como tema a conservação de cursos d’água na região amazônica, foi indicada como a melhor tese em Biologia da Conservação em 2015, pela Sociedade Brasileira de Zoologia (SBZ). O trabalho foi desenvolvido no âmbito do Programa de Dupla Titulação entre a UFLA e Universidade de Lancaster e teve como orientadores os professores Paulo Santos Pompeu (UFLA) e Jos Barlow (Lancaster University), com a coorientação de Toby Gardner, do Stockholm Environment Institute.

A premiação ocorrerá na abertura do Congresso Brasileiro de Zoologia, no dia 8 de março, em Cuiabá.

A tese “Multiscale anthropogenic impacts on stream condition and fish assemblages in amazonian landscapes” foi defendida no dia 27 de março de 2015, sendo a primeira defesa de doutorado envolvendo a dupla titulação Lancaster-UFLA.

“Acredito que esta premiação só reforça a relevância do trabalho realizado pela Cecília Leal, e a importância de parcerias internacionais, como o programa de Dupla Titulação Lancaster-UFLA, para a melhoria da qualidade de nossa pós-graduação”, reforçou o orientador Paulo Pompeu.

O estudo abordou o impacto de atividades humanas sobre a condição ambiental e fauna de peixes de igarapés amazônicos. A pesquisa foi realizada no Estado do Pará – sendo avaliados córregos a partir de cinco bacias hidrográficas em duas grandes regiões (Santarém e Paragominas, ambas com mais de 1 milhão de ha) na Amazônia Oriental, fronteira agrícola-florestal brasileiro. Nessa região, atividades como agricultura, pecuária, entre outras, têm levado à intensa alteração das paisagens naturais. Em particular, o estudo enfatiza a necessidade de abordagens que vão além da proteção de matas ciliares dentro de propriedades individuais, tal como preconizado pela legislação ambiental brasileira vigente.

Para a autora da tese, a premiação deve ser compartilhada com os orientadores, já que a qualidade do trabalho é fruto de uma intensa parceria e de uma análise mais global e multidisciplinar sobre a temática. “A premiação reforça a importância do estudo, pioneiro para essa região da Amazônia, e de discutirmos estratégias de conservação e manejo não apenas dos peixes, mas de todo o sistema de cursos d’água de pequeno porte”, reforça Cecília.

Em fevereiro de 2016, Cecília Leal finaliza o pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Ecologia Aplicada, que teve como objeto de estudo a conservação de cursos d’água na região do Cerrado Mineiro. Em março, ela inicia mais um pós-doutoramento no Instituto de Pesquisa – Museu Paraense Emílio Goeldi, em Belém (PA). Nessa nova etapa, o tema da tese premiada terá continuidade, com análises mais aprofundadas e com a mesma equipe de orientação.

Festa das Estrelas: convite para observar o céu e o alinhamento dos planetas

Fonte: Skysafari - reprodução
Fonte: Skysafari – reprodução

O projeto Magia da Física e do Universo, coordenado pelos professores do Departamento de Física (DFI) Karen Luz Rosso e José Alberto Nogales, está sempre atento aos fenômenos astronômicos e convidando a comunidade para observar o céu. Desde 2009, eles promovem uma oficina chamada “Festa das Estrelas”, com debate sobre astronomia e observação com telescópios que atrai a participação de pessoas de todas as idades, da comunidade acadêmica e externa.

Nesse período especial, a Lua e mais cinco planetas – Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno – estarão alinhados, fazendo seu bloco carnavalesco no céu. Segundo observação da professora Karen Rosso, o bloco Lua + planetas pode ser observado com mais visibilidade entre 5h30 a 6h10 da manha até o dia 20 de Fevereiro de 2016.

A professora explica que o alinhamento no céu de cinco planetas e a Lua é um evento raro. “Eles aparecem como se fossem estrelas bem brilhantes e estarão bem próximos da linha do horizonte ao amanhecer. Mercúrio é completamente ofuscado pela luz do sol rapidamente, então só poderá ser visto em um curto espaço de tempo junto aos demais planetas. Esse tempo é basicamente entre 30 e 60 minutos antes do nascer do sol, mais ou menos 6h10”.

Para fazer uma observação especial, com telescópios, está sendo proposta a realização de uma Festa das Estrelas no horário em que o alinhamento pode ser melhor visualizado. Assim, o projeto Magia da Física e o Universo esta fazendo uma enquete para saber quantas pessoas estão dispostas a ir às 5 horas da manha no Museu de Historia Natural da UFLA para a observação desse evento astronômico.

Os interessados devem acessar o link:  https://www.facebook.com/Magiadafisicaedouniverso/?ref=hl

Evento neste sábado

Neste sábado (30/1), a Festa das Estrelas vai ser realizada em seu horário normal – às 19 horas, no Museu de História Natural. O tema em debate será “Quem vai salvar o planeta?”, baseado em documentário de Carl Segan. Caso haja condições climáticas adequadas, após a oficina haverá observação do céu com telescópios e a olho nu.

O projeto

Criado em janeiro de 2009, integra também ensino e pesquisa científica e inclui atividades dirigidas a escolas da região e à população em geral. Durante os períodos letivos, são promovidas oficinas semanais para divulgação e popularização de informações científicas. “Festa das Estrelas” é o nome da oficina que ocorre aos sábados à noite, no Museu de História Natural (MHN), câmpus histórico da UFLA.

O apoio às atividades é do MHN, dos departamentos de Física (DFI) e de Ciências Exatas (DEX), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e das pró-reitorias de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), de Extensão e Cultura (Proec), de Pesquisa (PRP) e de Graduação (PRG).