Atletismo marca a semana na UFLA – Camping reúne atletas de diferentes regiões do país

camping1
Primeiro dia de atividades do 8º Camping de Atletismo de Lavras foi com chuva.

O período de 11/1 a 16/1 é de concentração total no esporte para 300 atletas e 30 treinadores que participam da oitava edição do Camping de Atletismo de Lavras.  Desde segunda-feira (11/1) o grupo, que reúne iniciantes e profissionais de ponta – inclusive da Seleção Brasileira –  está na Universidade Federal de Lavras (UFLA) para uma rotina de corridas, aquecimentos, arremessos, saltos, além de muita integração e transpiração. As atividades esportivas vão até sábado (16/1) e são realizadas das 8h30 às 12h e das 15h às 18h30.

Participam do Camping equipes de diferentes estados, entre eles Sergipe, Mato Grosso, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Na sexta-feira e no sábado, estará presente o medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima. A integração de treinadores e atletas que participaram dos últimos campeonatos Sul-Americanos, Jogos Panamericanos e Campeonato Mundial de Atletismo com atletas iniciantes é um dos diferenciais do evento, voltado ao incentivo ao esporte e à troca de experiências entre os participantes.

A campeã panamericada juvenil Núbia Soares participa do Camping pela quarta vez e  destaca a importância das atividades. “Aqui temos a oportunidade de conviver com realidades diferentes, de aprender coisas novas e de ensinar um pouco do que sabemos para as crianças”, diz. Além da conquista da medalha de ouro do Panamericano disputado no Canadá em 2015, Núbia, que representa hoje a equipe paulista, acumula outras conquistas em disputas internacionais.

Os treinos do Camping estão sendo realizados no Ginásio Poliesportivo da UFLA e no complexo esportivo de alto rendimento. No período da noite, a partir das 19h30, ocorrem no Departamento de Educação Física (DEF) cursos que tratam de temas relacionados a iniciação desportiva, talento camping6esportivo, treinamento de força, recuperação após o exercício, entre outros. Todos os interessados em atletismo podem participar.

Está previsto para sexta-feira (15/1), durante o Camping, o lançamento de uma equipe adicional de atletismo do Centro Regional de Iniciação ao Atletismo (Cria Lavras), que terá patrocínio de duas revendedoras de veículos de Lavras – Laveli e Viva. “A equipe está sendo criada porque temos a necessidade de ampliar o número de vagas para as competições. Na nova equipe teremos o naipe masculino e feminino, com atletas mais jovens que serão incorporados”, relata o professor de Educação Física da UFLA Fernando de Roberto de Oliveira, treinador do Cria.camping8

O Camping de Atletismo é organizado em parceria com a Prefeitura de Lavras e o apoio da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Além do professor Fernando, também atuam no evento os professores e treinadores na BM&F Bovespa-Guarulhos Neilton Moura e Jorge Marcos Rodgerio Carlos. Todos os participantes externos estarão acolhidos em estruturas do câmpus até sábado (16/1).

Texto com informações de Camila Caetano, jornalista, bolsista/UFLA.