Inscrições do SiSU vão até quinta (14/1) – escolha a UFLA

sisu-2016-1Venha estudar na UFLA! Confira aqui parte da estrutura que a instituição oferece.

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta sexta-feira (8/1) as notas obtidas por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Elas serão utilizadas para que os candidatos participem do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O resultado oficial da avaliação deve ser acessado pelo link http://sistemasenem2.inep.gov.br/

Por meio do SiSU, os estudantes participantes do Enem concorrem a vagas de ensino superior em instituições públicas. Pode participar o estudante que fez a prova da edição de 2015 do Enem e obteve nota acima de zero na prova de redação. As inscrições deverão ser realizadas de segunda-feira (11/1) a quinta-feira (14/1).

Na Universidade Federal de Lavras (UFLA) estarão disponíveis por meio do SiSU 783 vagas (60% da oferta para o 1º semestre, uma vez que 40% das vagas serão destinadas para o Processo de Avaliação Seriada-PAS).

Desse total, 390 das vagas são para candidatos de ampla concorrência e 393 para cotistas (Lei 12.711/2012), ou seja, a partir de 2016-1 a UFLA passa a ofertar 50% das vagas para candidatos cotistas.

São 26 opções de escolha para o estudante na UFLA, disponíveis com as respectivas vagas no site www.dips.ufla.br, SiSU 2016-1. É válido lembrar que a opção “Área Básica de Ingresso (ABI-Engenharia)” inclui quatro cursos: as engenharias Civil, de Materiais, Mecânica e Química.  O estudante que ingressa na ABI-Engenharia, depois de cursar o primeiro período, com disciplinas do Núcleo de Conteúdos Curriculares Comuns das Engenharias (NCCE), poderá fazer a opção por seu curso predileto, com base nos resultados de seu desempenho acadêmico.

Mais sobre o SiSU

O candidato pode se inscrever no SiSU (http://sisu.mec.gov.br/) em até duas opções de vaga e deve especificá-las, em ordem de preferência, em instituição de ensino superior participante, local de oferta, curso e turno. O sistema indicará as notas de corte para cada curso ao estudante, que vai poder alterar as opções de curso de acordo com a nota.

A previsão é de que o resultado (chamada regular) esteja disponível no dia 18/1. Os candidatos selecionados farão a matrícula nos dias 22, 25 e 26 de janeiro. Os não selecionados terão a opção de manifestar interesse em participar da lista de espera, no período de 18 a 29 do mesmo mês.

CRONOGRAMA DO SISU 2016-1

cronograma-sisu-2016-1

Conheça parte do que a UFLA oferece (em PDF, com acesso ao link dos vídeos).

Texto: Camila Caetano – jornalista, bolsista/UFLA. Colaboração: Ana Eliza Alvim e Heider Alvarenga.

Atletas da Seleção Brasileira participarão, na UFLA, do 8º Camping de Atletismo de Lavras

pista_altetismoA partir da próxima segunda-feira (11/1), cerca de 300 atletas e 30 treinadores de diversos estados brasileiros estarão na Universidade Federal de Lavras (UFLA) para a 8ª edição do Camping de Atletismo de Lavras. O evento é organizado em parceria com a Prefeitura Municipal e o apoio da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

As atividades do camping serão realizadas até sábado (16/1), utilizando, pela primeira vez, a nova pista de atletismo sintética da UFLA. Segundo a comissão técnica do Centro Regional de Iniciação ao Atletismo (Cria Lavras), estarão presentes treinadores e atletas da Seleção Brasileira que participaram dos últimos campeonatos Sul Americanos, Jogos Pan Americanos e Campeonato Mundial de Atletismo. Além disso, está prevista a participação do medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima.

As atividades do Camping serão diárias, no período da manhã (8h30 às 12h) e tarde (15h às 18h30). Já os atletas lançadores e arremessadores também farão um treino adicional em horários extras, por razões de segurança. Haverá também um curso de aperfeiçoamento, no qual os treinadores falarão sobre provas do atletismo, iniciação e talento esportivo e dimensões sociais do esporte. Todas as atividades do camping serão gratuitas e abertas a todos os interessados no esporte.

Na ocasião também haverá o lançamento de uma nova equipe de atletismo de Lavras, a Cria Laveli, que terá patrocínio de duas revendedoras de pista_atletismo_2veículos da cidade, a Laveli e a Viva. “A equipe está sendo criada, pois temos a necessidade de ampliar o número de vagas para as competições. Na nova equipe teremos o naipe masculino e feminino, com atletas mais jovens que serão incorporados”, relata o professor de Educação Física da UFLA Fernando Roberto de Oliveira, treinador do Cria.

Além do professor Fernando, também é responsável pelo evento o professor e treinador na BMF Bovespa-Guarulhos, Neilton Moura.

Camila Caetano – jornalista, bolsista/UFLA

Comunicado aos candidatos da 3ª fase do PAS/UFLA: resultado final deve ser divulgado a partir de 14/1

imagem-pas-ascomA Diretoria de Processos Seletivos da Universidade Federal de Lavras (Dips/UFLA) informa que o processamento do resultado da terceira etapa do Processo de Avaliação Seriada (PAS) só é permitido após a liberação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para as Universidades.

Assim, a Dips/UFLA aguarda a disponibilização das notas do Enem pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A previsão é de que as notas sejam liberadas para as Universidades a partir de segunda-feira (11/1).

Assim, a expectativa é de que o resultado final do PAS/UFLA seja divulgado a partir do dia 14/1 (quinta-feira).

Camila Caetano – jornalista, bolsista/UFLA