Pesquisa de Autoavaliação Institucional deve ser respondida até 31/1

ufla-logo-viagem-249x165A Comissão Própria de Avaliação da UFLA (CPA) realiza neste mês de janeiro pesquisa com a comunidade acadêmica para Autoavaliação Institucional. O objetivo é ouvir os diferentes segmentos da Universidade (professores, técnicos e estudantes), no intuito de conhecer a percepção de cada um deles sobre os processos da instituição, buscando resultados que possam auxiliar no direcionamento estratégico da Universidade. O prazo para preenchimento do questionário encerra-se em 31/1.

A participação de todos é de extrema importância e representa o primeiro passo para garantir o processo democrático da avaliação, estabelecendo-se um sistema de responsabilidade mútua em que a comunidade poderá expressar sua opinião e colaborar na construção conjunta de uma avaliação, subsidiando a implementação de mudanças e melhorias.

Os questionários para a coleta das opiniões estão disponíveis nos seguintes links:

DISCENTES DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL

DISCENTES DE PÓS-GRADUAÇÃO PRESENCIAL

DOCENTES

TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS

Os dados serão tratados estatisticamente e não haverá divulgação de informações pessoais, já que nem a própria CPA terá acesso a elas, sendo garantido seu absoluto anonimato.

A sistematização dos dados coletados integrarão o Relatório Final da CPA a ser submetido ao MEC em março de 2016.

A existência de uma CPA é exigência legal (Lei nº 10.861/2004) e um dos pré-requisitos do Ministério da Educação (MEC) que compõem o Sistema de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes) para autorização, reconhecimento de cursos e recredenciamento institucional.

Para outras informações sobre a CPA/UFLA, acesse: http://www.cpa.ufla.br.

O relatório da CPA irá abranger as seguintes dimensões:

• I – a missão e o plano de desenvolvimento institucional;
  • II – a política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas formas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades;
  • III – a responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural;
  • IV – a comunicação com a sociedade;
  • V – as políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho;
  • VI – organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora, e a participação dos segmentos da comunidade universitária nos processos decisórios;
  • VII – infraestrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação;
  • VIII – planejamento e avaliação, especialmente os processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional;
  • IX – políticas de atendimento aos estudantes;
  • X – sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.
Camila Caetano – jornalista, bolsista/UFLA

cpa-2016