Avanços na Produção de Embriões Bovinos foram discutidos durante evento no DZO

palestra-nutranO Núcleo de Estudos em Nutrição e Reprodução Animal (Nutran) promoveu em 17/12 o evento “Avanços na Produção de Embriões Bovinos”. Foram duas palestras ministradas no período noturno, nas instalações do Departamento de Zootecnia (DZO).

O pesquisador da Embrapa Gado de Leite Luiz Sérgio de Almeida Camargo falou sobre o tema “Biópsias Embrionárias para Genotipagem”. Em seguida, a palestra “Alterações Celulares Induzidas pelo Estresse Térmico em Oócitos e Embriões Bovinos” foi proferida pelo doutorando da UFLA e também servidor da Embrapa Gado de Leite Ivan Ascari.

Nutran

O Núcleo de Estudos é coordenado pela professora do Departamento de Zootecia (DZO) Nadja Gomes Alves e possui nove membros. O objetivo do grupo é aprimorar e qualificar graduandos e pós-graduandos, trabalhando com pesquisa e extensão ns área de nutrição e reprodução animal em ruminantes, com ênfase na bovinocultura leiteira e ovinocultura. As atividades são realizadas tanto no DZO, quanto no Câmpus de Desenvolvimento Tecnológico da UFLA, Fazenda Palmital em Ijaci-MG.

Atletas da UFLA conquistaram primeiro lugar geral em Pan-Americano de Ginástica Aeróbica

ginastica-aerobica
A Seleção Brasileira de Ginástica Aeróbica foi a campeã no Pan-Americano de 2015. Atletas da UFLA deram sua contribuição.

O Campeonato Pan-Americano de Ginástica Aeróbica realizado no México é motivo de comemoração na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Cinco atletas da instituição, acompanhados do chefe da delegação e técnico (professor Luiz Henrique Maciel) – todos integrantes da Seleção Brasileira – trouxeram títulos de destaque do evento ocorrido entre os dias 13 e 20 de dezembro.

Os ginastas José Henrique Oliveira, Maelton Siqueira e Marcelo Martins, do Trio Adulto, conquistaram a medalha de ouro durante a competição. No Individual Masculino Adulto, a segunda, a terceira e a sexta colocações também ficaram com atletas da UFLA: José Henrique Oliveira, Edson Nunes e Maelton Siqueira, respectivamente. Na disputa de Grupos Adultos, a formação composta por Christian Andrade, Edson Nunes, José Henrique Oliveira, Maelton Siqueira e Marcelo Martins classificou-se em quinto lugar, devido a algumas falhas ocorridas durante a sua apresentação. Além das conquistas por provas, a Seleção Brasileira Adulta conquistou o primeiro lugar geral no campeonato; o Brasil sagrou-se, assim, Campeão Pan-Americano de Ginástica Aeróbica 2015.

Para Luiz Henrique Maciel, que é professor do Departamento de Educação Física (DEF) da UFLA, o ano competitivo de 2015 se encerra com grandes resultados. “São conquistas que demonstram a constante evolução da equipe que se prepara para importantes campeonatos em 2016, entre eles as etapas de Copas do Mundo e o Campeonato Mundial”, diz. O ano competitivo de 2016 terá início com a etapa da Copa do Mundo da França, em março.

Em novembro de 2015, outra conquista foi celebrada pela equipe da UFLA. No Campeonato Mineiro de Ginástica Aeróbica, realizado em Belo Horizonte, a UFLA obteve o primeiro lugar Geral por Equipes, o que a qualificou como a melhor equipe de Ginástica Aeróbica do Estado de Minas Gerais no ano de 2015. Foram seis medalhas de ouro, quatro medalhas de prata e duas medalhas de bronze, conquistadas em diferentes

Cinco atletas e o chefe da delegação da Seleção Brasileira de Ginástica Aeróbica são da UFLA.

provas e categorias.

A equipe de Ginástica Aeróbica da UFLA tem o apoio da Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc), da Direção Executiva da UFLA e do deputado Fábio Cherem. “Agradecemos aos parceiros pelo incentivo, que tornou possível a participação nesse importante evento, bem como o desenvolvimento de todo o trabalho que vem sendo feito, dando visibilidade à Universidade no cenário esportivo internacional e colocando o Brasil em posições de destaque na modalidade”, diz o professor.