Atleta do Cria Lavras é aprovada em mestrado e realizará pesquisa sobre atletismo

"Todas essas experiências me deram a oportunidade de conhecer diversos lugares, os melhores treinadores do país e adquirir uma gama de conhecimentos que só me fez crescer", destaca a atleta
“Todas essas experiências me deram a oportunidade de conhecer diversos lugares, os melhores treinadores do país e adquirir uma gama de conhecimentos que só me fez crescer”, destaca a atleta

O Centro Regional de Iniciação ao Atletismo (Cria) teve mais uma significativa conquista neste ano. A ex-aluna do curso de Educação Física Ana Carla Santos Mariano, 21 anos, foi aprovada no Programa de Mestrado em “Nutrição, Atividade Física e Plasticidade Fenotípica” na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

“Há mais de seis anos e meio, o Cria Lavras é a minha segunda família. É o lugar que me fez crescer como gente, e onde aprendi muitos valores”, comenta Ana Carla.

A pesquisa da Ana Carla terá como foco o atletismo, tendo como coorientador Fernando de Oliveira, treinador do Cria e professor de Educação Física na UFLA. “É uma conquista que premia todos os esforços que fizemos. A UFLA apresenta para o país uma nova possibilidade. O processo já se mostrou fértil e agora está ampliado”, afirma o professor. Além disso, ele ressalta que a Ana Carla pretende fundar um Cria na UFPE.

“Durante esses anos no Cria eu conheci o universo da Educação Física. Aprendi a ter respeito por essa profissão, comecei a ter uma visão diferente. Fui acompanhando o trabalho do professor Fernando dentro do Cria, e isso me gerou um desejo de exercer um trabalho como o dele. Um trabalho que vai muito além de apenas ensinar um esporte, mas um trabalho que educa, que gera oportunidades e que não apenas forma campeões, mas forma pessoas”, relata Ana Carla.

Ela conta que sua paixão pelo atletismo começou em 2009, quando acontecia uma competição seletiva para a fase regional dos jogos escolares de Minas Gerais (JEMG) na pista de atletismo da UFLA. Ela ainda estava no Ensino Médio, e com o incentivo de uma amiga resolveu participar da seleção, onde venceu em várias categorias.

“Ganhei medalhas em todas as provas de lançamentos e arremessos, fui classificada para a fase regional dos Jogos Escolares e o Fernando nos convidou para treinar. E assim, iniciou a minha paixão pelo atletismo. Da fase regional dos JEMG, classifiquei para a estadual, depois veio o Camping de Atletismo onde aprendi o lançamento de martelo, que apaixonei. Meu amor pelo atletismo era muito grande e não consegui mais parar de treinar”, comenta.

Após o término do Ensino Médio, Ana Carla ingressou na UFLA no curso de Educação Física Bacharelado. Por ser oriunda do Cria, ela obteve a bolsa atleta, que a ajudou a manter os estudos e treinos. “Durante a graduação eu mantive os meus treinos de acordo com meus horários de aula, também fui monitora esportiva do Cria e auxiliar técnica da equipe em várias competições. Todas essas experiências me deram a oportunidade de conhecer diversos lugares, os melhores treinadores do país e adquirir uma gama de conhecimentos que só me fez crescer”, conta.

Ana Carla reconhece que a sua trajetória no Cria foi fundamental para a conquista dos seus objetivos. “Nesses anos eu acompanhei muitas histórias e vi o poder que o atletismo tem de mudar a vida das pessoas. A minha admiração só foi aumentando. Foi por esse projeto do professor Fernando que eu decidi seguir essa profissão que eu respeito e sou apaixonada”.

Texto: Camila Caetano – jornalista, bolsista/UFLA