Novos professores foram recebidos em cerimônia de posse na quinta-feira (10/12)

image039Quatro professores tomaram posse na Universidade Federal de Lavras (UFLA) na quinta-feira (10/12). Dois deles estão ligados ao Departamento de Engenharia (Adriano Valentim Diotto e Isabele Cristina Bicalho) e outro ao Departamento de Direito (Fellipe Guerra David Reis). O Departamento de Ciências da Saúde também recebeu nova docente (Cynthia Francisca Xavier Costa de Assis Silva). Acompanhados por conhecidos e familiares, eles foram recebidos em cerimônia realizada na sala de reuniões do prédio da Reitoria.

Em três anos e meio, a Universidade já registra 508 novas posses, somando-se professores e técnicos administrativos. Após assinatura do Termo de Posse e do Termo de Compromisso Ético, os professores receberam as boas-vindas da equipe da Universidade. O reitor, professor José Roberto Soares Scolforo, parabenizou a todos e a seus familiares pela conquista. Relembrando fatos que marcaram a história da Universidade, falou dos desafios do presente. “Hoje, precisamos continuar a valorização dos cursos históricos, atuar sobre as oportunidades de melhoria de cursos criados há menos tempo e cumprir todos os compromissos para avanço das novas áreas, como é o caso da área da Saúde”.

Ele também falou do reconhecimento que a instituição vem alcançando em rankings conceituados. “Quando somamos o trabalho de todos, o resultado se agiganta e começamos a colher frutos que eram esperados para daqui  a 15 ou 20 anos”, disse, ao enfatizar a importância do trabalho da equipe. “A avaliação feita por atores externos, como as organizações responsáveis pelos rankings, é uma forma de nos colocarmos à disposição da sociedade, dando retorno a ela sobre como a Universidade vem empregando os investimentos que recebe”.

A pró-reitora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, professora Valéria da Glória Pereira Brito, desejou que todos sejam muito felizes no local de trabalho e colocou a Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PRGDP) à disposição. “Tenham na PRGDP o espaço para sanarem suas dúvidas sempre que precisarem. Encontrarão nossas portas sempre abertas”. Lembrou aos servidores que a instituição tem um suporte a lhes oferecer e também possui grandes anseios em relação à atuação de cada um deles.

Representando a Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), o professor Eduardo Pinto Filgueiras falou sobre o papel do órgão na Universidade e incentivou os novos servidores com palavras de apreço à instituição. “Estou aqui há quase 38 anos e vivenciei boa parte de todo o crescimento. Espero que daqui a 40 anos vocês também se emocionem em um momento como esse, como ocorre comigo; que possam sentir pela UFLA o mesmo que eu sinto”.

Os empossados também ouviram as boas-vindas dos representantes dos departamentos em que estarão lotados. O chefe do Departamento de Engenharia (DEG), professor Carlos Eduardo Silva Volpato, ressaltou a alta qualidade dos profissionais que têm chegado à área das engenharias e destacou o trabalho que há pela frente. “Acabamos de promover o I Congresso Mineiro de Engenharia e Tecnologia e queremos fazer muito mais”. Ao representar do chefe do Departamento de Ciências da Saúde (DSA), o professor Thales Augusto Barçante destacou o orgulho da equipe pelas avaliações positivas que o curso de Medicina vem recebendo e os desafios assumidos por todos. “Temos um hospital para construir e um curso em estruturação para trabalhar e desenvolver”.

O chefe do Departamento de Direito (DIR), professor Gustavo Pereira Leite Ribeiro, lembrou que Fellipe é o 16º professor a integrar a equipe do DIR e convidou-o o projeto de construção de um curso que busca ter diferenciais. “Perseguimos grandes sonhos. Agora, você faz parte disso. Está convidado e convocado para participar desse sonho”, ressaltou. Fellipe, que é de Juiz de Fora, fez o concurso baseando-se nas boas referências repassadas por uma amiga que já atua na instituição. “Também pesquisei bastante sobre a UFLA e descobri todo seu histórico de reconhecimentos. Além disso, sinto-me bastante motivado para participar desse projeto novo, que é o curso de Direito”, disse.

Também participaram da solenidade a representante da Comissão de Ética, professora Carolina Valeriano Carvalho, e o diretor de Desenvolvimento de Pessoas, Georges Francisco Vilela Zouein.