Jovens de Santo Antônio do Amparo participam de Curso de Barista

Em 2015 serão capacitadas 64 pessoas através do curso

Helga Andrade ensina os alunos como preparar um capuccino

Durante os dias 27,28, 30 de novembro e 1º de dezembro, dezesseis jovens do município de Santo Antônio do Amparo (MG), que lidam com a cadeia produtiva do café, participaram do Curso de Barista promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) de Minas Gerais em parceria com a Agência de Inovação do Café (InovaCafé).

“O Sindicato dos Produtores Rurais de Santo Antônio do Amparo (MG), em parceria com as empresas e entidades locais, realizou uma seleção de um grupo com perfil específico, do qual foram selecionados participantes de 17 a 21 anos, que são envolvidos com a cafeicultura. Então, ofereceu essa oportunidade para que os jovens possam conhecer uma nova função dentro da cadeia produtiva do café, bem como obter uma melhoria de vida. O objetivo de um grupo de empreendedores do município é realizar um evento em 2016 focado em café, no qual os participantes terão a oportunidade de trabalhar e até de ter uma carreira nessa área. A região de Santo Antônio do Amparo tem muitas décadas de tradição em produção do café, com diversas fazendas e produção de cafés de alta qualidade, como os cafés orgânicos e café especiais. Ou seja, existe um vasto mercado a ser explorado”, explicou a instrutora credenciada do Senar do Curso de Barista e gestora de Inovação em Café na InovaCafé, Helga Andrade, que ministrou o curso.

“Essa é uma experiência muito legal, eu não conhecia essas diversas formas de preparo do café. É uma boa oportunidade para que eu consiga pensar em uma possível carreira que eu possa seguir no futuro. Quero encontrar um trabalho na área do café, que é onde eu posso crescer na minha cidade”, pontuou o participante Carlos Alexandre Borges, 20 anos.

Gabriel Pacheco experimenta capuccino preparado durante a aula

Mais três cursos serão ministrados durante o mês de dezembro para alunos e funcionários da UFLA ligados ao setor de café, porém, as vagas já foram esgotadas. As novas turmas com vagas disponíveis serão oferecidas a partir de janeiro de 2016 e os interessados em participar devem encaminhar e-mail para: helga.barista@gmail.com, sinalizando o interesse. As datas dos cursos ainda não foram definidas, mas até o final de dezembro serão divulgadas e você pode acompanhar através da página da Agência de Inovação do Café no Facebook.

Alunos da segunda turma do curso de barista realizado com jovens de Santo Antônio do Amparo

Responsável pelo Polo de Tecnologia em Qualidade do Café da Agência de Inovação do Café (InovaCafé), a professora do Departamento de Ciências dos Alimentos, Rosemary Gualberto Fonseca Alvarenga Pereira, explica como essa iniciativa surgiu: “Esse espaço foi concebido inicialmente através do projeto Consórcio Pesquisa Café ligada à Embrapa Café, e especificamente ao Laboratório de Desenvolvimento de Novos produtos, onde realizamos os cursos, capacitações, aulas de barismo, desenvolvimento de novos produtos na área de café. Tivemos o apoio substancial da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Minas Gerais (Fapemig). Através do primeiro projeto, que foi a criação do Polo de Excelência do Café para agregação de valores de sustentabilidade, tivemos a possibilidade de adquirir todos os equipamentos, insumos e abrir essa nova área de conhecimento, dando oportunidade para a capacitação nessa área tanto para discentes da UFLA quanto para a sociedade como todo, como vem acontecendo hoje, através desta parceria com o SENAR”.

Vanessa Trevisan – Jornalista. Agência de Inovação do Café