Congressos da UFLA divulgam horários, locais e datas das seções de pôsteres

congressosNa próxima segunda-feira (7), será iniciado na UFLA o evento “Contribuições para o Desenvolvimento Sustentável”, realização que congrega o XXVIII Congresso de Iniciação Científica (Ciufla), o X Congresso de Extensão (Conex) e o XXIV Congresso de Pós-Graduação. Esses três eventos científicos contemplam a apresentação de pôsteres relativos a pesquisas e trabalhos de extensão realizados por graduandos e pós-graduandos da UFLA, e os congressos divulgaram as datas e horários para as apresentações. Os pôsteres serão apresentados do dia 7 ao dia 10, no galpão próximo ao Salão de Convenções.

O Ciufla recebeu, neste ano, 1795 resumos, sendo que 1715 trabalhos foram aprovados – trata-se de uma participação recorde. Os trabalhos serão apresentados de 7 a 10/12. A lista com o dia, horário e nome dos trabalhos a serem apresentados na programação do Ciufla está disponível neste arquivo.

O Conex registra 425 resumos para apresentação, que serão apresentados em três ocasiões diferentes (7, 8 e 9/12). Nesta página, podem ser conferidas as três seções, em arquivos que especificam os trabalhos e seus respectivos dias e horários de apresentação.

As seções de pôsteres do Congresso de Pós-Graduação serão subdivididas de acordo com o programa proveniente. Na segunda-feira (7/12), das 19 às 20h30, serão apresentados trabalhos da Administração, Biotecnologia Vegetal, Botânica Aplicada, Ciência da Computação, Ciência do Solo, Ciência dos Alimentos e Ciência e Tecnologia da Madeira. Na quarta-feira (9), no mesmo horário, pós-graduandos dos programas de Ciências Veterinárias, Ecologia Aplicada, Engenharia Agrícola, Engenharia de Biomateriais, Engenharia de Sistemas e Automação, Engenharia Florestal, Entomologia, Estatística e Experimentação Agropecuária e Fisiologia Vegetal apresentam seus pôsteres. Na quinta-feira (10), no mesmo horário, serão apresentados os trabalhos de Agroquímica, Fitopatologia, Fitotecnia, Genética e Melhoramento de Plantas, Mestrado Profissional em Desenvolvimento Sustentável e Extensão, Mestrado Profissional em Educação, Mestrado Profissional em Tecnologias e Inovações Ambientais, Microbiologia Agrícola, Plantas Medicinais Aromáticas e Condimentares, Recursos Hídricos em Sistemas Agrícolas e Zootecnia.

As normas para constituição de pôsteres podem ser encontradas no menu referente a cada congresso, no endereço: www.ufla.br/congressos.

Sobre o evento

Os congressos, realizados simultaneamente no evento Contribuições para o Desenvolvimento Sustentável, serão iniciados no dia 7/12, às 8h30. Após a solenidade de abertura e homenagem aos 40 anos da pós-graduação na UFLA, será realizada a palestra “Contribuições da Universidade para o Desenvolvimento Sustentável”, proferida pelo professor Mohamed Habib (Instituto de Biologia – Unicamp). A abertura e a palestra serão realizadas no Salão de Convenções da UFLA. O professor Mohamed foi coordenador de Relações Internacionais e pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Unicamp. Aposentado, é professor colaborador convidado naquela instituição e também leciona nas áreas de Ecologia e Desenvolvimento Sustentável na Universidade Santa Cecília. Já recebeu vários títulos honoríficos devido ao seu trabalho relacionado à ecologia.

40 anos de Pós-Graduação

Parte da programação desse evento lembrará os 40 anos da Pós-Graduação na UFLA. Os dois primeiros programas, Agronomia/Fitotecnia e Administração (antes Administração Rural), foram implantados em 1975. Por isso haverá uma comemoração e homenagens às quatro décadas de oferecimento e da consolidação da pós-graduação na Universidade, durante a solenidade de abertura.

Encerramento

O evento será encerrado no dia 11, com a palestra “A universidade e a educação para a sustentabilidade”, proferida pelo professor Marco Aurélio Leite Fontes (DCF), no Salão de Convenções, às 14 horas. Em seguida, haverá a solenidade de encerramento e premiação dos congressos.