Dicas de Português: Limpo ou Limpado?

LIMPO OU LIMPADO?

A regra é clara. Usa-se limpo com os verbos ser e estar: estava limpo, será limpo. Usa-se limpado com os verbos ter e haver: havia limpado, terei limpado.

CONJUNÇÕES REDUNDANTES

É redundante dizer: mas porém, mas contudo, mas no entanto, mas entretanto, mas todavia. A conjunção mas é suficiente para expressar o sentido de oposição e contraste da frase  anterior.

REPETI DE ANO…

O verbo repetir é transitivo direto e dispensa a preposição de. Assim, se não quiser repetir o ano de novo, é melhor começar a estudar desde agora.

CARRASCO FEMININO?

CARRASCO FEMININO? Não se deve dizer essa mulher é carrasca, pois carrasco não é  adjetivo. Trata-se de um substantivo masculino, inspirado no nome de um algoz português do século XVII. O certo é dizer: essa mulher é um carrasco.

UM PORCO, QUANDO MENOS SE ESPERA

Por cada é um cacófato que lembra porcada. No lugar de por cada pacote, por exemplo, podemos escrever ou falar por pacote. No lugar de por cada dia de trabalho, podemos usar por dia de trabalho, e assim por diante.

NÃO FIQUE PARA TRÁS

Há  quem escreva assim: Esse número me trás sorte. Azar do verbo trazer! Na verdade, deve-se escrever: Esse número me traz sorte, com z e sem acento. Trás pertence à expressão adverbial por trás de.

TODO NÃO É TUDO

Estudante gosta de estudar significa que qualquer estudante gosta de estudar (mas pode haver exceções), ao passo que a frase todo o estudante está sujo significa que um estudante inteiro, dos pés à  cabeça, está sujo.

Fonte: http://educaterra.terra.com.br

Paulo Roberto Ribeiro – Ascom