Curso de Barista na InovaCafé/UFLA forma terceira turma

Vagas para turmas em 2015 já estão esgotadas; turmas para o ano que vem são agendadas

barista-1
Alunos aprendem a preparar café profissionalmente

Promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) de Minas Gerais, em parceria com a Agência de Inovação do Café (InovaCafé) e Sindicatos Rurais, o curso de barista finalizou a sua terceira turma nessa quinta-feira (12/11).

“O curso é novo e tem o objetivo de atender todo o público interessado nessa área de conhecimento. Podem participar alunos, professores, funcionários e servidores da UFLA, assim como produtores e pessoas interessados em abrir negócio na área de café, é um curso gratuito e aberto também para toda comunidade”, pontuou a instrutora credenciada do Senar do Curso de Barista e Gestora de Inovação em Café na InovaCafé, Helga Andrade.

Com carga horária de 16 horas, o curso apresentou a influência de diferentes moagens, torras e preparos, e como esses elementos impactam na bebida. Para 2015, as vagas já estão esgotadas, mas as datas dos cursos que serão realizados em 2016 já estão sendo agendadas e os interessados em participar devem acompanhar a página da InovaCafé no Facebook (facebook.com/inovacafeufla) para ter informações sobre as inscrições.

barista-2-turma3
Terceira turma formada pelo Curso de Barista

“Procurei o curso para aprender um pouco mais sobre o café e as suas qualidades. Nós trabalhamos na pós-colheita com a qualidade, só que o processo só vai até o ponto da tora do café, e eu quero aprender sobre o pós-torra, conhecendo melhor o produto que vai na xícara; então, participando do curso de barista, estou conseguindo aprender um pouco mais sobre a bebida”, afirmou o vice-coordenador do Núcleo de Estudos em Pós-Colheita do Café (PósCafé) e doutorando em Engenharia Agrícola, Marcos Paulo. Outra participante, formada em hotelaria e gestão comercial, Maria Cecília Bueno do Vale, está abrindo uma cafeteria na cidade e procurou o curso para oferecer o melhor café para os seus futuros clientes.

“A nossa intenção é criar um grupo de trabalho, para que os ex-alunos do curso possam trocar informações, fazer treinamentos e reciclagens, e semanalmente a gente quer se encontrar para falar sobre café, provar café juntos e dar continuidade a esse trabalho que vai culminar com a abertura da cafeteria escola que será um ambiente que todo mundo irá tomar café de alta qualidade e irá discutir sobre esse assunto”, explica Andrade.

Vanessa Trevisan – jornalista – Agência de Inovação do Café (InovaCafé)