UFLA e Unicamp avançam na colaboração para pesquisas com veículos inteligentes

Ao lado do veículo VILMA, da esq. p/ a dir., Janito Vaqueiro Ferreira (Unicamp), Olmer Garcia (Unicamp) e Giovani Bernardes Vitor (UFLA)
Ao lado do veículo VILMA, da esq. p/ a dir.: Janito Vaqueiro Ferreira (Unicamp), Olmer Garcia (Unicamp) e Giovani Bernardes Vitor (UFLA)

A busca por soluções para a segurança no trânsito inclui pesquisas voltadas à mobilidade sustentável, veículos autônomos e conectados, tanto no cenário internacional como nacional. Um carro inteligente, capaz de percorrer uma rota pré-definida sem a contínua supervisão do condutor, pode representar a diminução da maior parte dos acidentes de trânsito e ser uma opção segura para o transporte coletivo, por exemplo.  Pautados nos significativos avanços promovidos por grupos de pesquisa internacionais nessa área, o Laboratório de Mobilidade Terrestre da Universidade Federal de Lavras (LMT/UFLA) e o Laboratório de Mobilidade Autônoma da Universidade Estadual de Campinas (LMA/Unicamp) estão intensificando as colaborações em prol do avanço do conhecimento científico e tecnológico também no Brasil.

Na semana passada, o professor visitante na UFLA Giovani Bernardes Vitor (Bolsista Jovem Talento BJT – Capes), que desenvolve suas atividades no Departamento de Engenharia da UFLA (DEG), esteve na Unicamp, participou de reuniões e contribuiu para os avanços na pesquisa com a plataforma veicular robótica VILMA (Veículo Inteligente do Laboratório de Mobilidade Autônoma).  Como resultado da colaboração, pela primeira vez o veículo VILMA realizou ensaios dentro do câmpus da Unicamp, chegando a atingir a velocidade de 60km/h em modo autônomo, utilizando um sistema de controle baseado no sensor. Vale observar que sensores de baixo custo foram utilizados. “Isso demonstra a real contribuição dos grupos de pesquisa em prol de um objetivo único – a segurança no trânsito e o desenvolvimento nacional”, explica o professor Giovani.

Próximos passos:

Nas reuniões realizadas, foram discutidos meios de intensificar as colaborações. Um projeto de mestrado com o tema “Planejamento de caminhos em tempo real para veículos autônomos”, será desenvolvido sob a orientação do professor Janito Vaqueiro Ferreira (FEM/Unicamp) e coorientação do professor Giovani Bernardes Vitor. Além disso, foi discutida também a realização de um workshop em veículos inteligentes, evento que será sediado pela UFLA, vislumbrando a possibilidade de demonstrações do VILMA no câmpus da Universidade.

Laboratório de Mobilidade Autônoma (LMA) da Unicamp:

O LMA iniciou suas atividades em meados de 2007 sob a direção do professor Douglas Eduardo Zampieri (FEM/UNICAMP) e colaboração direta do professor Arthur de Miranda Neto (DEG/UFLA), quando ainda era doutorando e oficial do Exército Brasileiro. Um projeto aprovado permitiu estabelecer a base do LMA com um aporte de recursos de R$ 500 mil  do Ministério da Defesa e da Capes. Em 2009, professor Janito Vaqueiro Ferreira (FEM/UNICAMP) assumiu o LMA, trazendo significativas contribuições para o que hoje o laboratório representa: conseguiu com a Fiat um veículo (que foi automatizado na própria FEM/Unicamp) e estruturou espaço de 60m2   com recursos de seus projetos. Ainda com a participação do professor Arthur, enquanto pesquisador colaborador na FEM/Unicamp, outros três projetos Capes foram submetidos e aprovados no contexto do

Acompanhe a entrevista concedida pelo professor Arthur à TVU. Clique na imagem e assista ao vídeo.

LMA/Unicamp, permitindo a aquisição de material e manutenção de bolsas no exterior.

Laboratório de Mobilidade Terrestre (LMT) da UFLA:

O LMT faz parte de um amplo projeto proposto pelo professor Arthur de Miranda Neto, do curso de Engenharia de Controle e Automação (DEG/UFLA), elaborado em parceria com o Instituto Vedecom (Véhicule Décarboné Communicant et sa Mobilité) , da França. No Brasil, o projeto conta com a colaboração de membros do Laboratório de Robótica Móvel (LRM) da Universidade de São Paulo (USP – São Carlos), além do próprio LMA/Unicamp.