Pesquisadora da Austrália proferiu palestra e participou de reuniões na UFLA



12 de novembro de 2015, 4:09 pm , com 1.883 visualizações

benita-dri-2

A pesquisadora Benita Vincent proferiu palestra sobre micro sensores e a iniciativa global para saúde de abelhas.

A pesquisadora do Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation (CSIRO) e da Australian Bioinformatics Network – Benita Vincent – esteve na Universidade Federal de Lavras (UFLA) na última semana. Ela participou de reuniões que buscaram discutir futuras colaborações acadêmicas entre a UFLA e as instituições da Austrália em que atua, além de ter proferido palestra que reuniu professores, pesquisadores, técnicos administrativos e estudantes.

A recepção à pesquisadora foi organizada pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI). Nos períodos da manhã e da tarde do dia 5/11, representantes de programas de pós-graduação reuniram-se com Benita para apresentar as diferentes linhas de pesquisa desenvolvidas na UFLA. As conversas evoluíram para possibilidades de parcerias que ainda passarão por novos processos de negociação.

benita-dri

Reuniões também fizeram parte do roteiro de visitas da pesquisadora na UFLA.

Além das reuniões na DRI, a pesquisadora também visitou os departamentos de Entomologia (Setor de Apicultura e Laboratório de Pragas Florestais), Ciências Florestais (Laboratório de Nanotecnologia), Agricultura (INCT Café) e o Simpósio Sul Mineiro de Cafeicultura. Já a palestra, foi proferida no Anfiteatro Professor Magno Antônio Patto Ramalho (Departamento de Biologia – DBI), tendo como tema “Micro sensores e a iniciativa global para saúde de abelhas” (Swarm Sensing and the Global Initiative of Honeybee Health).

A pesquisadora esteve na UFLA acompanhada pelo professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Stephan Carvalho, que cursou graduação, mestrado e doutorado na UFLA e, atualmente, integra a equipe do projeto desenvolvido por Benita. Ele relata que o momento é de expansão das parcerias com instituições brasileiras. Já fazem parte do grupo a Embrapa Amazônia Oriental e o Instituto Tecnológico Vale.

Sobre a pesquisadora

benita-dri-3Benita Vicent é PhD pela University of Tasmania (Austrália), atuando na área de saúde e comportamento animal. Atualmente vem desenvolvendo, com a equipe do CSIRO, micro sensores “RFI” (“Radio-Frequency Identification”), ferramentas indispensáveis para aplicação em estudos de avaliação ambiental, saúde animal e segurança industrial. Os estudos foram abordados pela pesquisadora durante a palestra proferida na UFLA.

A nova geração de sensores RFID em desenvolvimento por essa equipe incorpora baterias inteligentes que geram energia por meio da vibração. Além disso, os micro sensores terão a capacidade de coleta de dados (por exemplo, dados climáticos/ambientais) e, principalmente, possibilitarão o monitoramento em tempo real de insetos. Toda essa tecnologia de vanguarda é patrocinada por empresas como a Intel e a Vale.

Dentro da temática de avaliação ambiental, e principalmente pela importância do declínio da população de polinizadores, a equipe recentemente lançou a Iniciativa Global para a Saúde das Abelhas” (Global Initiative of Honeybee Health), baseada em uma colaboração internacional entre pesquisadores, apicultores, produtores e a indústria de tecnologia. O objetivo deste projeto é conhecer os fatores envolvidos no declínio da população das abelhas e, principalmente, propor soluções seguras na área de polinização e segurança alimentar.

Saiba mais:

https://research.csiro.au/gihh/about/

http://www.csiro.au/en/Research/D61

http://australianbioinformatics.net/profiles/2013/4/8/vincent-benita-australian-bioinformatics-networkcsiro.html#.Vie8RCtUXaE

Página Eventos UFLA no Facebook

Diretrizes de Comunicação da UFLA

Notícias por data

novembro 2015
D S T Q Q S S
« out   dez »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Arquivo