Pesquisa busca identificar a percepção do gosto salgado por diferentes públicos – comunidade pode contribuir

salO consumo excessivo de cloreto de sódio, popularmente conhecido como sal de cozinha, é uma das grandes preocupações da saúde pública, devido a sua correlação com as doenças cardiovasculares, renais e hipertensão arterial.  No Brasil, o consumo de sal é o dobro do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Um projeto do Departamento de Ciência dos Alimentos está sendo desenvolvido por pesquisadores de pós-graduação e graduação com o objetivo de reduzir o sódio presente nos alimentos.

Para dar andamento às pesquisas, a equipe convida jovens, adultos e idosos para participarem de uma análise sensorial com soluções salinas (que não serão engolidas). A atividade ocorrerá no Laboratório de Análise Sensorial em dias e horários estabelecidos pelos pesquisadores em concordância com os participantes.

O projeto foi aprovado pelo comitê de ética da UFLA, sob o número CAAE 44602315.1.0000.5148, e objetiva identificar a percepção de gosto salgado dos diferentes públicos e correlacionar com seus hábitos de alimentação e seu estado de saúde. As informações obtidas nesse projeto serão divulgadas com o intuito de fornecer às indústrias de alimentos um embasamento para a fabricação de produtos específicos para cada público.

Os interessados em contribuir para este projeto, que busca resultados destinados a atender o interesse público, podem responder ao questionário online no link http://goo.gl/forms/n4xmJwzcei,  ou entrar em contato pelos emails danniela.rodrigues@hotmail.com, anacristina.engalimentos@gmail.com. Os telefones do Laboratório de Análise Sensorial  são (35) 3829 1661 e 3829 1408.