Dicas de Português: Despercebido ou Desapercebido

DESPERCEBIDO OU DESAPERCEBIDO

 

É fácil confundir. Uma pessoa que passou despercebida numa festa não foi notada, ninguém a viu entrar ou sair. Uma pessoa desapercebida é aquela que está desprevenida ou despreparada. Os desapercebidos, por exemplo, não conseguem perceber a diferença agora explicada. Entendeu?

 

QUEM SE DESTACA NÃO SE SOBRESSAI

 

O verbo sobressair não é pronominal. O equivalente a: ele se destacou no concurso ou ela se destaca por suas boas notas, e, por incrível que pareça, ele sobressaiu no concurso, ela sobressai por suas boas notas.

 

QUEM TEM MEDO DO LOBO MAU?

 

É comum confundirmos o mau com o mal. É tudo ruim, mas em categorias diferentes. O mau é adjetivo, e se opõe a bom: homem mau, lobo mau, mau cheiro, mau uso, mau humor, mau contato. O mal pode ser um substantivo: ele tem mal de Alzheimer, ou um advérbio: essa carta está mal escrita; tudo aqui vai de mal a pior. Tudo bem?

 

TANTO FAZ

 

O certo é estar em pé ou estar de pé? O certo é acostumado com o barulho ou acostumado ao barulho? Tanto faz. O certo é não me compare a você ou não me compare com você? Tanto faz. Sim, é isso mesmo, nesses casos, tanto faz.

 

LIMPO OU LIMPADO?

 

A regra é clara. Usa-se limpo com os verbos ser e estar: estava limpo, será limpo. Usa-se limpado com os verbos ter e haver: havia limpado, terei limpado.

 

CONTAGIANTE OU CONTAGIOSO?

 

Contagiante é não é exatamente a mesma coisa que contagioso. Um entusiasmo contagiante é aquele que se transmite a todos. Uma doença contagiosa é aquela que muitos podem pegar. Em ambos os casos, trata-se de algo que se espalha com facilidade. Contudo, convencionou-se assim: contagiante para as coisas boas e contagioso para as coisas ruins.

 

Fonte: http://educaterra.terra.com.br

Paulo Roberto Ribeiro – Ascom