Trabalhos coordenados pela UFLA foram premiados em evento nacional do setor elétrico

apresentacao-trabalho-dbi-1Durante o XXIII Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (SNPTEE), dois trabalhos desenvolvidos em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA) foram premiados. Eles integram o programa Peixe Vivo, da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), e tiveram como autores estudantes de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ecologia Aplicada, orientados pelo professor do Departamento de Biologia (DBI) Paulo dos Santos Pompeu.

O Seminário possui 16 grupos de estudos, sendo que a cada edição são premiados os três melhores trabalhos de cada grupo. Os trabalhos referentes ao projeto Peixe Vivo integraram o grupo de Impactos Ambientais, no qual se reúnem analistas, engenheiros e gestores de meio ambiente, em busca de soluções práticas para questões que enfrentam em seu dia a dia.

Apresentado pela doutoranda da UFLA Raquel Coelho Loures Fontes, que também é funcionária da Cemig, o informe técnico sobre “Comportamento de peixes a jusante de hidrelétrica: subsídios para a mitigação de impactos na geração” ficou com a primeira colocação. Já o informe técnico “Uso de uma ferramenta quantitativa para a gestão  ambiental de bacias hidrográficas: aplicabilidade da técnica para o setor elétrico brasileiro” teve sua qualidade reconhecida com a premiação de terceiro lugar. A apresentação desse último foi feita pelo doutorando João de Magalhães, também funcionário da Cemig.

A premiação é definida tendo-se em conta o conteúdo teórico e a contribuição científica para o Setor Elétrico Nacional. De acordo com Raquel, as duas apresentacao-trabalho-dbi-2premiações reforçam que o programa Peixe Vivo – e toda a equipe de pesquisadores que trabalha em projetos de parceria – está na vanguarda do Setor Elétrico nos trabalhos desenvolvidos na área ambiental. “Esse fato é reconhecido pelos próprios profissionais da área”, diz.

O Programa Peixe Vivo é uma iniciativa da Cemig para conservar a ictiofauna dos rios nos quais a empresa possui empreendimentos.  Além das atividades de conservação propriamente ditas (repovoamento com espécies nativas, transposição de peixes e restauração de habitats críticos) e da inclusão dos grupos sociais na discussão sobre o assunto, a Cemig formalizou parcerias com universidades e instituições de pesquisa para desenvolver o conhecimento científico dentro do Programa. Essa geração de conhecimento contribui para a criação de estratégias de conservação mais eficientes. Foi com esse último propósito que a UFLA firmou, em novembro de 2008, convênio com a Cemig para pesquisas com peixes.

O SNPTEE

O evento é considerado o mais significativo do setor elétrico brasileiro, e reúne agentes de transmissão, geração e comercialização de energia.  Os grupos contemplam grande variedade de temas de interesse nacional, importantes para promover a melhoria e o aperfeiçoamento das questões relacionadas à energia. Em 2015, o evento foi realizado em Foz do Iguaçu (PR), de 18/10 a 21/10.