Inbatec é contemplada com Programa de Revitalização, em parceria com o Sebrae

Inbatec-uflaPor meio de uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da UFLA (Inbatec) foi contemplada com um programa de revitalização, realizado pela Tropos Lab/Instituto Inovação, que irá aperfeiçoar seu modelo de incubação. Serão incorporadas práticas e metodologias de desenvolvimento e gestão mais ágeis e dinâmicas, inspiradas no modelo de aceleração de startups.

O Programa é dividido em 4 fases: mini diagnóstico dos processos da Incubadora, mini diagnóstico empresas incubadas, workshop “novas metodologias” e incuba_lab experiência vivencial.

O Programa terá início no dia 4 de novembro, quando serão realizadas  entrevistas com as empresas incubadas e administração da Inbatec com o intuito de verificar o grau de maturidade delas e também suas necessidades. Esse diagnóstico tem o objetivo de avaliar a efetividade do processo de acompanhamento e desenvolvimento da Incubadora. Com base nessas informações, será feita a construção de um mapa do estado atual para as ações de revitalização que estejam alinhadas com a estratégia da Incubadora.

Faz parte do projeto, ainda, entender e analisar como é realizada a prospecção atual das empresas e sugerir formas mais efetivas para despertar o interesse dos empreendedores no Programa de Incubação. Além disso, verificar como a seleção é realizada para traçar planos e estratégias para fazer um processo de seleção com etapas mais ágeis e que valorize os projetos mais aptos e adequados sem gerar frustação nos empreendedores. Será realizada, também, uma análise de como se dá essa capacitação, se ela está sendo efetiva e eficaz, e das demandas dos empreendedores.

A terceira e quarta fase serão práticas, com um workshop (capacitação para a equipe de gestão da Incubadora nas técnicas de gestão de desenvolvimento de negócios inovadores) e o Incuba_Lab (simulação vivencial de 2 dias do novo processo de incubação a partir das metodologias apresentadas).

De acordo com a gerente da Inbatec, Raphaela Ribeiro, este Programa é importante, pois “iremos revisar os processos da Inbatec e melhorá-los, buscando conferir maior efetividade às nossas ações. Este projeto evidencia a preocupação da Inbatec com seu crescimento e consolidação e, mais do que isso, com o apoio dado às empresas incubadas”.

A Inbatec vem crescendo e se consolidando a cada dia, sempre atenta ao cenário atual da Inovação e buscando constantemente melhorias dos seus processos de gestão e de incubação. Tal fato é observado pelo sucesso de suas empresas incubadas e pelo progresso da Incubadora, que, embora seja jovem, já conquistou importantes resultados, como aprovações de projetos em instituições de fomento à pesquisa, geração de renda e empregos (via empresas incubadas), promoção e realização de eventos e capacitações, tanto para os incubados, quanto para a comunidade acadêmica e lavrense, entre outros. A Incubadora está cumprindo seu papel no fomento à inovação e ao empreendedorismo, superando obstáculos e se fortalecendo como um ambiente de inovação para receber o futuro.

Amanda Castro – Jornalista da Assessoria de Inovação e Empreendedorismo UFLA