Futuras parcerias: professor da UFLA participa de reunião na Universidade Nacional da Colômbia

reunião_colombiaO professor do Departamento de Engenharia da Universidade Federal de Lavras (DEG/UFLA) Flávio Alves Damasceno participou de uma reunião na Universidade Nacional da Colômbia, sede em Medellín, entre os dias 27 a 31 de outubro.

Flávio Damasceno relata que, na ocasião, foram discutidos os principais avanços na área de instalações para a criação de gado de leite do tipo Compost Barn e o possível estabelecimento de uma parceria entre a UFLA e a Universidade Nacional da Colômbia, para intercâmbio de projetos de pesquisas na área de ciências agrárias, indo ao encontro dos objetivos do Programa de Internacionalização da UFLA.

O professor trabalha na UFLA com instalações Compost Barn para criação de vacas leiteiras. Segundo ele, esse tipo de instalação chegou ao Brasil recentemente e há muitos produtores de leite interessados em saber mais sobre o sistema. Para Flávio, o Compost Barn  é um tipo de instalação vantajosa, por gerar menores problemas em casco dos animais e reduzir a contaminação de mastite, além de ser um sistema mais sustentável.

Depois de trabalhar com esse tipo de instalação nos Estados Unidos, hoje Flávio  realiza palestras e treinamentos sobre o assunto tanto no Brasil quanto em outros países.

Além do professor da UFLA, estavam presentes na reunião em Medellín membros da empresa Elefant Ventiladores; o professor Jairo Osório Saraz, da Universidade Nacional da Colômbia; entre outros docentes.

Texto: Camila Caetano, jornalista e bolsista Ascom/UFLA.