Projeto desenvolvido pelo Engenheiros Sem Fronteiras – Núcleo Lavras ganha prêmio nacional

Recebimento do Prêmio (3)O projeto pelo qual o Engenheiros Sem Fronteiras – Núcleo Lavras (EsF-NL) auxilia os empreendimentos dos agricultores familiares da Associação dos Agricultores Familiares do Quilombo Nossa Senhora do Rosário (Aqui3P) teve novamente sua relevância reconhecida. Conquistou o 2º lugar, como projeto destaque, durante o II Congresso Brasileiro Engenheiros Sem Fronteiras, realizado em São Leopoldo (RS), em outubro. Em 2014, a apresentação da iniciativa também trouxe prêmio ao Núcleo de Lavras.

Trata-se do Projeto Marolo, que incentiva o cultivo do fruto – característico do Cerrado – na região de Três Pontas, e também seu beneficiamento e aproveitamento para comercialização. Durante seu desenvolvimento, que já se estende por dois anos, o projeto trouxe os agricultores a Lavras para passarem por diferentes capacitações, auxiliando-os com conhecimentos capazes de contribuir com as atividades da agroindústria criada por eles. A coordenação do Projeto Marolo nos EsF-NL é feita pelo estudante do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFLA, Tiago Henrique da Silva. Todas as ações são Prêmio (2)organizadas pelo grupo em conjunto com o presidente da Aqui3P, Osvaldo Júnior.

O reconhecimento dos projetos-destaque durante o Congresso deu a primeira colocação ao Núcleo de Divinópolis e a terceira ao do Rio de Janeiro.

O Núcleo do EsF em Lavras atualmente é coordenado pelo professor André Geraldo Cornélio Ribeiro do Departamento de Engenharia (DEG) da UFLA e conta com cerca de 40 estudantes, de diferentes cursos da instituição, envolvidos em projetos que colocam a engenharia a serviço da transformação social.