Congresso Mineiro de Engenharia e Tecnologia abordará Propriedade Intelectual

CometO Departamento de Engenharia da Universidade Federal de Lavras (UFLA) realizará o I Congresso Mineiro de Engenharia e Tecnologia (Comet), de 23 a 27 de novembro. O evento tem como temática central a “Engenharia e Tecnologia para o Desenvolvimento Nacional”, com debates e palestras sobre tecnologias relevantes para o desenvolvimento tecnológico e a sustentabilidade econômica, social e ambiental.

A proposta do Congresso é integrar e apresentar ao público a interdisciplinaridade envolvida no desenvolvimento tecnológico, por meio dos mais novos estudos realizados pelas empresas públicas e privadas. Por isso, ele contempla as áreas de Engenharia Agrícola, Engenharia de Sanitária e Ambiental, Engenharia de Automação e Controle, Engenharia de Materiais, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia Elétrica, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia de Produção, Agronomia, Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal, Engenharia de Petróleo, Desenho Industrial, Engenharia de Agronegócios, Engenharia Metalúrgica, Arquitetura, Ciência da Computação, Geociências (Geografia, Geofísica, Ciência Ambiental), Física, Química, Farmácia, Nutrição, Matemática, Estatística, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente.

O Congresso Mineiro de Engenharia e Tecnologia foi criado com o objetivo de se tornar um evento de referência capaz de reunir os mais recentes estudos de inovação nas áreas de Engenharia e Tecnologia do Estado de Minas Gerais e demais regiões do país.

A programação conta com a palestra âncora do assessor de Inovação e Empreendedorismo da UFLA, professor Luiz Gonzaga de Castro Júnior, com o tema: Inovação em Ciência e Tecnologia; e da assessora adjunta de Inovação da Fapemig, professora Elza Fernandes de Araújo (UFV), que abordará Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia.

A proteção à propriedade intelectual, que é toda criação e expressão da atividade inventiva e da criatividade humana em seus aspectos científicos, tecnológicos, artísticos e literários, é um dos alicerces para a construção de economias competitivas. Assim, investir em pesquisa e desenvolvimento é tão fundamental quanto desenvolver uma consicência acerca da proteção da propriedade intelectual, indispensável para assegurar o direito exclusivo de exploração econômica do objeto de sua criatividade. Na UFLA, a proteção à propriedade intelectual é feita por intermádio do Núcleo de Inovação Tecnológica (Nintec), responsável, ainda, pelos registros de marcas, cultivares, softwares e tudo acerca da proteção ao conhecimento gerado na Universidade.

Informações sobre o evento podem ser obtidas pelo site: www.eventos.ufla.br/comet  e por meio do e-mail cometufla@gmail.com.