A tecnologia a serviço da bovinocultura de corte foi tema de Simpósio Internacional na UFLA

Abertura oficial do evento que agregou profissionais nacionais e internacionais na UFLA

Terminou nesse final de semana o IX Simpósio de Pecuária de Corte (Simpec) e IV Simpósio Internacional de Pecuária de Corte na Universidade Federal de Lavras (UFLA). O evento, realizado entre os dias 22 e 24 de outubro, foi promovido pelo Núcleo de Estudos em Pecuária de Corte (Nepec), do Departamento de Zootecnia (DZO/UFLA).

O simpósio cumpriu ao objetivo de promover o intercâmbio entre os participantes, assim como a difusão de temas importantes para a bovinocultura de corte, diante do cenário mundial. A meta principal do evento foi discutir alternativas tecnológicas para o setor produtivo, que possibilitam a condução de sistemas de produção animal, tecnicamente viáveis, economicamente rentáveis, além de ecologicamente sustentáveis.

Em sua nona edição, e quarto ano de internacionalização, o evento teve como tema “A tecnologia a serviço da bovinocultura de corte”, com a participação de pesquisadores brasileiros e americanos, os quais abordaram assuntos que estão na fronteira do conhecimento científico.

Estiveram presentes na cerimônia de abertura, o reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo; a vice-reitora, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho; o chefe do Departamento de Zootecnia da UFLA, professor Eduardo do Prado Saad; o coordenador do Programa de Pós Graduação em Zootecnia da UFLA e coordenador do Simpec, professor Márcio Machado Ladeira; o orientador do Nepec, professor Mateus Pies Gionbelli, e a coordenadora geral do Nepec, doutoranda Priscilla Dutra Teixeira.

Para o reitor, professor Scolforo, eventos como estes que engrandecem a Universidade. “Há um grande intercâmbio entre pesquisadores de outras instituições e países. Nós precisamos da força desse conjunto e do empenho dos estudantes para que se tornem grandes empreendedores”, afirmou, destacando o prazer em participar desse evento todos os anos.

O orientador do Nepec, professor Mateus Pies Gionbelli, ressaltou a importância dos estudantes da UFLA que se dedicam para a execução de um evento de tamanha amplitude. “Hoje temos 20 estudantes de graduação e 10 de pós-graduação que fazem parte do Nepec. Todo o evento tem como mérito a ampla participação deste grupo”, afirmou.

O Núcleo de Estudos em Pecuária de Corte

O Nepec, grupo inserido no DZO/UFLA, foi criado em agosto de 2000, com o intuito de congregar profissionais, estudantes, professores, pesquisadores e produtores que se interessam e/ou tenham atividade relacionadas ao estudo e criação de bovinos de corte. Desde 2001, o Nepec promove o Simpec, com público médio de 300 inscritos. Em 2009, o evento passou a ter caráter internacional, com a participação de professores e pesquisadores de instituições de fora do país, apresentando ampla repercussão.

Contatos:

Núcleo de Estudos em Pecuária de Corte (NEPEC)

Texto: Camila Caetano – jornalista, bolsista/UFLA