Professora da Universidade Cornell/EUA proferiu palestra na UFLA

Palestra_Lili2A Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebeu na manhã desta quinta-feira (22) a pesquisadora Li Li, da Cornell University, Estados Unidos, que proferiu a palestra “Nutritional quality improvement of food crops”.

A vinda de Li Li à UFLA foi iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo (PPGCS), tendo sido o professor Luiz Roberto Guimarães Guilherme, do Departamento de Ciência do Solo (DCS), o responsável pela organização das atividades.

Palestra_LiliLi Li é professora no Departamento de Reprodução e Genética Vegetal na Universidade de Cornell. Seu programa de pesquisa se ​​concentra principalmente na descoberta de genes e elucidação dos mecanismos moleculares subjacentes biossíntese fitonutriente e metabolismo de micronutrientes, bem como biotecnologia vegetal e biofortificação de culturas alimentares. O objetivo final de sua pesquisa é melhorar a qualidade nutricional e propriedades promotoras de saúde de culturas alimentares.

A palestrante abordou, com os estudantes de pós-graduação, docentes e pesquisadores presentes, a sua experiência e da instituição de origem, Cornell University, na temática biofortificação nutricional.

“O laboratório também trabalha em biofortificação de micronutrientes em alimentos básicos. A biotecnologia é utilizada para introduzir os genes importantes nos carotenóides, flavonóides, e em culturas de metabolismo de micronutrientes para uma melhor compreensão das funções dos genes e para melhorar o valor nutricional de culturas alimentares. Alelos funcionais de genes recém-descobertos são pesquisados ​​para a melhoria da qualidade nutricional das culturas através do melhoramento tradicional”, relata a pesquisadora.

Palestra_Lili3Li Li explica que atualmente os projetos de pesquisa em andamento no laboratório em que trabalha incluem: identificação de novos genes e decifração dos mecanismos fundamentais nas culturas alimentares; clonagem de genes e análise da base bioquímica e molecular que regula a biossíntese dos flavonoides nas plantas, isolamento de genes metabólicos e reguladores, dentre outros experimentos.

A palestra foi realizada no Anfiteatro do Departamento de Biologia da UFLA (DBI) e contou com um expressivo número de participantes, reunindo mais de cem pessoas interessadas da área, dentre elas professores e estudantes da UFLA.

Texto: Camila Caetano – jornalista, bolsista/UFLA.