Equipe do Nepaflor confeccionou buquês para casamento comunitário

nepaflor_casamentoMuito além da vida acadêmica: trabalhar em prol da comunidade também é um dos objetivos de muitos estudantes da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Exemplo disso é a equipe do Núcleo de Estudos em Paisagismo e Floricultura (Nepaflor), que produziu cerca de 20 arranjos de flores para as noivas que celebraram seus casamentos em Varginha/MG.

O casamento foi comunitário e promovido por alunos do curso de Administração da Faculdade Cenecista de Varginha (Faceca) no último sábado (17/10). Foi feita uma entrevista com os casais, sendo escolhidos aqueles que não tinham condições financeiras para realizar o casamento.nepaflor_casamento_2

O convite ao Nepaflor para a confecção dos arranjos de flores partiu de uma ex-aluna da UFLA que conhece o Núcleo. “Ficamos muito empolgados, pois seria a primeira vez que participaríamos de uma evento desse gênero. Os alunos da Faceca têm muita dedicação e carinho ao organizarem todos os detalhes, desde a igreja aos vestidos das noivas. Fizemos pedidos de doação de renda a confecções e de flores para alguns produtores, os quais nos atendaram prontamente”, relata a integrante do Nepaflor, estudante de pós-doutorado na UFLA, Michele Reis.

Para a estudante da UFLA, a vida acadêmica deve abranger todas as interfaces: ensino, pesquisa, e extensão. Michele relata que os trabalhos voluntários são de extrema importância para o crescimento pessoal e profissional.  “Muitas vezes ficamos na correria do dia a dia, pensando em finalizar o curso, realizar nossas pesquisas, e não nos damos conta do quanto uma coisa simples para nós, como confeccionar um buquê, pode fazer um grande bem para outras pessoas. Esses pequenos trabalhos voluntários são muito válidos”, afirma.

“Mais uma vez, muitíssimo obrigada! Vocês contribuíram de uma maneira imensurável. Não fazem ideia as carinhas das noivas quando falávamos que elas podiam levar os buquês. Vocês foram ótimos, não tenho palavras. Que isso volte em dobro, que sirva de alguma forma para a vida profissional de vocês, porque o trabalho é realmente impecável” – comentário de uma das organizadoras do casamento, dirigido aos estudantes que integram o Nepaflor.

Nepaflor

Integrantes do Nepaflor colaboraram na realização de casamento coletivo em Varginha.

O Nepaflor possui como coordenadora geral a professora do Departamento de Agricultura (DAG) Patrícia Duarte de Oliveira Paiva. Destina-se a congregar pesquisadores, professores, estudantes da UFLA, além de demais interessados em paisagismo e floricultura, na busca e difusão dos conhecimentos gerados nesta área de atuação, através de pesquisas científicas, cursos e eventos.

Texto: Camila Caetano – jornalista, bolsista/UFLA.