Equipe da Biblioteca Universitária participa de eventos com apresentação de trabalhos e busca de novos conhecimentos

biblioteca_nivaldo
Nivaldo representou a Biblioteca Universitária da UFLA na 6ª Confoa.

O diretor da Biblioteca da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Nivaldo Calixto Ribeiro, apresentou dois trabalhos na 6ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto (Confoa), que ocorreu entre os dias 4 e 7 de outubro.

Um dos trabalhos, com título “Formulação e implementação da política do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras (UFLA)”, também tem autoria de Simone Assis Medeiros e Patrícia Aparecida Ferreira. Já o trabalho intitulado “Migração das teses e dissertações do BDTB/TEDE para o RI/DSPACE” foi produzido em conjunto com Eliana Bernardes.

“Esse evento é de extrema importância para o desenvolvimento da ciência. Temas significativos para as instituições foram debatidos, tais como a transparência de investimentos públicos em pesquisa científica, por meio do acesso aberto, e o fortalecimento dos Repositórios Institucionais”, diz Nivaldo.

Ao comentar sobre a Conferência, Nivaldo lembra alguns pontos marcantes: “Foi dado destaque à iniciativa da UFLA, por meio da Resolução CEPE nº 090, de 24 de março de 2015, que dispõe sobre a disponibilização da coleção retrospectiva de teses e dissertações online no Repositório Institucional, sem autorização prévia dos autores. Outro ato relevante ocorrido foi a redação da Carta conjunta da 6ª Confoa, endereçada ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico  (CNPq), que solicita o apoio desse órgão para a integração dos Currículos Lattes com os Repositórios Institucionais”, relata o diretor da Biblioteca Universitária.

Outras experiências da equipe no decorrer do ano

Na busca contínua pelo aperfeiçoamento, pela troca de experiências e por novos conhecimentos, servidores da Biblioteca marcaram presença, em 2015, em dois outros eventos de relevo:

biblioteca _ Maria da Consolação Rodrigues Gonçalves, Rosiane Maria Oliveira e Simone Assis Medeiros
As bibliotecárias Maria da Consolação, Rosiane e Simone (da esq. p/ dir.) estiveram no Encontro Nacional dos Usuários da Rede Pergamum.

XIII Encontro Nacional dos Usuários da Rede Pergamum

As bibliotecárias da UFLA Maria da Consolação Rodrigues Gonçalves, Rosiane Maria Oliveira e Simone Assis Medeiros participaram do XIII Encontro Nacional dos Usuários da Rede Pergamum, realizado em Curitiba no mês de setembro.

O evento teve como objetivo transmitir e reforçar conhecimentos na utilização do software, incentivar as trocas de experiências na utilização do Sistema Pergamum, no gerenciamento dos Centros de Informação, bem como estimular o desenvolvimento de projetos de cooperação e compartilhamento de recursos de informação entre as instituições integrantes da rede.

“A participação nesse evento foi de grande relevância, pois o Pergamum é o Sistema de Gestão de Biblioteca adotado na UFLA há aproximadamente dez anos. Nesse contexto, é possível acompanhar o processo de transformação diária, compartilhado por experiências diversas”, afirmaram as bibliotecárias.

Elas relatam que entre as inovações propostas no evento está a possibilidade de integração do Pergamum com o SIG, permitindo, assim, a aquisição de livros em conformidade com a atualização das ementas; melhorias no formato de pesquisa no catálogo da Biblioteca; digitalização das capas dos e-books, entre outras inovações que visam ao melhor atendimento aos usuários da Biblioteca da UFLA.

biblioteca_juliana
Em São Paulo, a bibliotecária Juliana pôde compartilhar ideias e experiências da área de Biblioteconomia.

XXVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação (CBBD)

Em julho, a bibliotecária da UFLA Juliana Soares do Nascimento participou do XXVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, em São Paulo.

Esse Congresso teve o objetivo de discutir o estado da arte da Biblioteconomia e da Ciência da Informação e de integrar os profissionais das bibliotecas brasileiras de todas as tipologias: escolar, pública, comunitária, universitária e especializada.

“O evento reuniu importantes profissionais da informação, dando-nos a oportunidade de discutir ideias e compartilhar relatos de experiência. Houve participação de grandes instituições no âmbito brasileiro e internacional”, relata Juliana.

Entre as principais inovações, a bibliotecária citou o uso de aplicativo para dispositivos móveis destinado a dinamizar serviços da biblioteca; o Coaching na atuação do profissional da informação, hoje já presente na Biblioteca da UFLA na Central de Atendimento, do Setor de Referência. Além disso, entre outras novidades, também foi divulgado o serviço de descoberta, iniciativa em desenvolvimento pela Coordenadoria de Recursos Tecnológicos da Biblioteca Universitária (CRT/BU).

Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras (RIUFLA)

O RIUFLA, que disponibiliza acesso às publicações científicas e trabalhos acadêmicos da UFLA, ocupa atualmente a 18ª colocação no Brasil – a 57ª na América Latina e a 725ª no mundo – de acordo com o “Ranking Web of World Repositories“, organizado pelo Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) – maior organismo público de investigação da Espanha.

Duas vezes por ano, em janeiro e julho, esse ranking traz uma avaliação dos repositórios no mundo com o objetivo de apoiar o livre acesso a publicações científicas em formato eletrônico e acadêmico. A próxima edição será publicada no final de janeiro de 2016.

Camila Caetano – jornalista, bolsista/UFLA.