Equipe Troia divulga Summer Challenge nas escolas de Lavras e chama atenção para os cursos de engenharia

troia_gammon
Membros da Equipe Troia percorrem escolas da cidade.

A Equipe de Robótica Troia da Universidade Federal de Lavras (UFLA) iniciou uma nova jornada. Com o intuito de chamar a atenção do público jovem da cidade para a área das engenharias, os estudantes começaram a fazer visitas nas escolas públicas e particulares de Lavras. “Achamos muito importante dar uma motivação a essa galerinha que está prestes a entrar em uma das melhores universidades de país”, comenta o integrante da equipe Troia Diogo Sanchez de Oliveira.

Neste sentido, parte da Equipe se disponibiliza a ir às escolas apresentar os projetos do grupo e, ao passar nas salas de aulas, eles aproveitam a oportunidade para convidar os alunos a participarem do maior evento de robótica da América Latina, que será realizado na UFLA – o III Summer Challenge. Além disso, durante o intervalo escolar, eles fazem uma apresentação dinâmica com o time de Hockey.

A Equipe Troia já visitou as seguintes escolas: Instituto Presbiteriano Gammon, Colégio Losango, Colégio Cenecista Juventino Dias (Cnec), Colégio Nossa Senhora de Lourdes, Colégio Tiradentes da Polícia Militar, Colégio Unilavras, EJA da Escola Municipal Dra. Dâmina, Escola Estadual Dr. João Batista Hermeto, Escola Estadual Firmino Costa, Escola Municipal Álvaro Botelho, Escola Estadual Cinira Carvalho, e Centro Educacional UFLA.

troia_unilavras
Equipe troia e estudantes de uma das escolas visitadas.

A Equipe de Robótica Troia

Em meados de 2011, dez alunos do curso de Engenharia de Controle e Automação da UFLA reuniram-se com o objetivo de construir um robô de combate para participar das competições promovidas pela empresa RoboCore. O grupo foi nomeado de NemecaBotz.

Paralelamente, três alunos, também do curso de Engenharia de Controle e Automação, reuniram-se com o intuito de construir um robô para participar das competições de sumô autônomo da RoboCore. Este grupo foi nomeado de Ctrl-A, Controle, Tecnologia, Robótica e Lógica Aplicada.

Ambos levaram certo tempo para produzir o seu primeiro protótipo, pois não possuíam conhecimento técnico na área da robótica, nem mesmo estrutura física e recursos suficientes.

Os grupos só tomaram conhecimento um do outro dois meses antes da primeira competição da qual iriam participar: a Winter Challenge 2012, que ocorreu em Jaguariúna (SP).

Após o evento, ambos viram a oportunidade de unirem-se, tornando-se uma equipe mais forte. No dia 27 de junho de 2012, criaram a Equipe de Robótica Troia. Desde então ela vem projetando, desenvolvendo e construindo vários tipos de robôs, de diferentes categorias.

Atualmente a Equipe conta com membros de vários outros cursos da UFLA, como Ciência da Computação, Física e Filosofia.

Summer Challenge

Será realizada na UFLA no período de 30/10 a 2/11, com entrada gratuita para o público em geral. O evento é constituído por competições de combate de robôs, construídos por equipes de todo o Brasil e outros países. A estimativa é de que participem cerca de 700 competidores, vinculados a grupos universitários ou autônomos; e mais de 5 mil visitantes durante os dias do evento.

Para as equipes interessadas em participar há uma taxa de inscrição. Confira valores e outras informações sobre o evento.

Texto: Camila Caetano – jornalista, bolsista/UFLA.