Professor representa a UFLA em posse do novo ministro da Educação

O ministro da Educação Aloizio Mercadante eo professor Paulo Roberto da Silva

O professor aposentado da Universidade Federal de Lavras (UFLA) Paulo Roberto da Silva compareceu na posse do novo Ministro da Educação (MEC) Aloizio Mercadante, nesta quarta-feira (7).  “Ao cumprimentá-lo e parabenizar pelo importante cargo de ministro de Estado da Educação, que ora assume, disse-lhe, ainda, que o reitor, professor José Roberto Scolforo, pediu-me para agradecer o apoio que ele sempre ofereceu à UFLA em seus ambiciosos projetos de expansão”, afirmou o professor Paulo Roberto.

Durante a conversa, ele exaltou ao ministro a abertura de novos cursos, como os de Engenharia e Medicina, e a ampliação de vagas, em consonância com projetos liderados pelo MEC. “Informei-lhe, com elevado orgulho, que a UFLA está entre as melhores Universidades do Mundo, de acordo com o ranking do Times Higher Education (THE)”, comenta o professor Paulo Roberto.

Posse de Aloizio Mercadante

Mercadante, em seu discurso, repassou todos os problemas enfrentados pela pasta, em todos os níveis da Educação, com diagnóstico preciso e estratégias que pretende adotar para a busca da melhoria da oferta e qualidade do ensino.

Mercadante destacou que a educação é o maior desafio estratégico da sociedade brasileira. Além disso, para o ministro, o Brasil precisa acelerar a evolução para uma sociedade do conhecimento e para uma economia inovadora, com uma indústria competitiva.

Ele disse ainda que a implementação do Plano Nacional de Educação (PNE) será o foco desta gestão no ministério. O objetivo é coordenar as ações educacionais da creche à pós-graduação, percorrendo todo o itinerário formativo.

Aloizio Mercadante

É graduado em economia pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em ciência econômica e doutor em teoria econômica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É professor licenciado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e da Unicamp. Na carreira política, foi eleito, no estado de São Paulo, duas vezes deputado federal e uma vez senador. Em 1994, concorreu ao cargo de vice-presidente da República na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva. Em 2011, assumiu o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Foi ministro da Educação, entre 2012 e 2014, e ministro chefe da Casa Civil, de 2014 e 2015, até ser novamente nomeado ministro da Educação em 5 de outubro de 2015.

Camila Caetano – jornalista, bolsista/UFLA, com informações do Ministério da Educação