Inbatec participa do eXchange Sebrae, representada por servidora e empreendedores

exchange-inbatecCom o objetivo de oferecer às suas empresas incubadas oportunidades, desenvolvimento, estruturação, networking e inserção no mercado, a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da UFLA (Inbatec), participou, nos dias 30 de setembro e 01 de outubro, do eXchange Sebrae, promovido pelo Sebrae em Belo Horizonte.

O evento contou com o Fórum Mineiro de Startups, a II Rodada Internacional de Negócios RMBH e o Demo Day Minas. Visando criar oportunidades, gerar conteúdos e promover um ambiente de compartilhamento e colaboração reuniu empreendedores e startups de todo o País. A Incubadora foi representada pela sua gerente-adminsitrativa, Raphaela Ribeiro, pelos sócios da empresa Mitah Tecnologia André Saúde e Ricardo Victorio.

A gerente da Inbatec destacou que “o evento proporcionou um rico aprendizado nas mais diversas áreas do empreendedorismo. Fortaleceu as redes de contato e oportunidades já existentes e abriu caminho para o estabelecimento de novas parcerias”. Raphaela acrescentou ainda a importância da parceria da Inbatec com o Sebrae: “Agradecemos ao Sebrae não só pela realização do eXchange como pela Missão Empresarial, que nos possibilitou tamanho crescimento profissional”.

Já para o sócio da Mitah, Ricardo Victorio, “o eXchange superou muito nossas expectativas, porque contou com referências de peso no cenário do empreendedorismo brasileiro, como: Felipe Matos da Startup Farm; Marcelo Sales da 21212; e Fábio Póvoa, ex Movile, além de palestrantes  internacionais. A rodada de negócios também foi um sucesso, reunindo em um só lugar compradores de médias e grandes empresas de todo o País. Isso gerou para as micro e pequenas empresas participantes resultados efetivos, como feedback altamente qualificado, contatos e oportunidades de negócio”. O empreendedor ainda ressaltou a importância do intermédio do Sebrae e da Inbatec, que facilitaram sua participação: “Vale destacar ainda a atuação de Tatiana Bastos, do Sebrae de Varginha, e Raphaela Ribeiro, da Inbatec, que não mediram esforços para ajudar as startups apoiadas a alcançarem seus objetivos. Em resumo, foi sensacional!”, enfatizou Ricardo.

A participação da Incubadora nesse evento reforça seu empenho em oferecer uma incubação de qualidade para as suas empresas, além de se capacitar para melhor atender os empreendedores de Lavras.

Inbatec

A Inbatec é o órgão responsável pelo processo de incubação de empresas de base tecnológica e pelo desenvolvimento da cultura empreendedora no âmbito da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Durante o processo de incubação, as empresas selecionadas são abrigadas e recebem apoio e orientação para se desenvolver. Os empreendimentos de base tecnológica são aqueles cujos produtos, processos ou serviços são gerados a partir de resultados de pesquisas aplicadas, nas quais a tecnologia representa um alto valor agregado.

Vinculada ao Núcleo de Inovação Tecnológica da UFLA (Nintec), a Inbatec apoia empreendimentos relacionados à comunidade universitária: de alunos de graduação e de pós-graduação da UFLA; pesquisadores, docentes e técnicos administrativos; servidores públicos ativos e iniciativos; e empreendedores da iniciativa privada, desde que estejam associados com algum membro da comunidade universitária.

Amanda Castro – jornalista. Assessoria de Inovação e Empreendedorismo da UFLA