I Workshop de Matemática e Matemática Aplicada será realizado na UFLA em outubro

matemáticaNos dias 15/10 e 16/10 será realizado na Universidade Federal de Lavras (UFLA) o I Workshop de Matemática e Matemática Aplicada (I WMMA). O evento é uma inciativa conjunta do Departamento de Ciências Exatas (DEX/UFLA) e da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ – câmpus Alto Paraopeba/Ouro Branco), com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O prazo para inscrições termina em 14/10. Alunos e professores da UFLA devem fazer o procedimento pelo Sistema Integrado de Gestão (SIG). Já o público externo poderá se inscrever pelo site do evento. O valor de investimento – de R$10,00 – deve ser pago apenas na secretaria do evento, que estará montada nos dias 15/10 e 16/10 nas proximidades do DEX 1 – Anfiteatro.

Já para quem tem interesse em apresentar trabalhos da área de Matemática ou Matemática Aplicada, o prazo para envio dos resumos termina em 5/10. É necessário encaminhá-los para o e-mail workshop.uflaufsj@gmail.com, nos formatos Latex, pdf ou Word. A apresentação dos trabalhos selecionados será feita por painéis. O resultado dessa seleção será divulgado em 7/10.

Na programação do Workshop estão palestras de professores da UFLA, da UFSJ e de três convidados de outras instituições: os professores Mário Jorge Dias Carneiro (da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG), Olimpio Hiroshi Miyagaki (da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF) e José Alberto Cuminato (da Universidade de São Paulo – USP).

As três plenárias do evento, que serão conduzidas pelos professores convidados, terão como tema, respectivamente, O teorema dos quatro vértices: cinco provas e uma recíproca; Existência de solucões do tipo Ground State para um problema de Schrodinger envolvendo laplaciano fracionário e Matemática na Indústria: as atividades do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI). Além delas, a sessão de Comunicações abordará diferentes assuntos dentro da proposta do I WMMA.

As informações detalhadas sobre o evento estão disponíveis em http://www.eventos.ufla.br/iwmma/.