Experiências do Pibid Interdisciplinar na UFLA são apresentadas em eventos sobre currículo

Pesquisa sobre diretrizes curriculares para a educação ambiental também foi tema de apresentação

As professoras Flaviane Avela; Sayonara Ribeiro; Ivani Fazenda; Elaine Frade em evento na PUC-SP

A professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras (DED/UFLA) Elaine Frade, juntamente com as educadoras Flaviane Avelar, supervisora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência Interdisciplinar (Pibid), e Sayonara Ribeiro, orientadora do Centro de Educação a Distância (Cead/UFLA), participaram do IV Seminário Web Currículo e XII Encontro de Pesquisadores em Currículo, PUC-SP, com a  apresentação do artigo “Experiências de ensinar e aprender no processo de construção do PIBID Interdisciplinar”.

A professora Elaine explica que o artigo, apresentado pela educadora Flaviane Avelar, traz um relato das experiências vivenciadas pela equipe de trabalho do Pibid Interdisciplinar na UFLA, especialmente nas Escolas Municipais Paulo Menicucci e Itália Cautiero Franco, em Lavras. Esse subprojeto teve início em abril de 2014 e tem como proposta a interdisciplinaridade e o uso de tecnologias de desenvolvimento, informação e comunicação (TDIC).

“Compartilhar este trabalho com as professoras Flaviane Avelar e Sayonara Ribeiro representou uma oportunidade única. O trabalho científico foi construído por meio da colaboração efetiva entre a Educação Básica e a Universidade e foi elogiado pelo grupo participante da apresentação oral e pela professora da PUC Ivani Fazenda, que fez a mediação”, relata Elaine Frade.

Neste semestre, tendo como base as orientações fundamentadas na pedagogia freireana, o Pibid Interdisciplinar tem desenvolvido “Círculos de Cultura”, onde se propõe a problematização e construção do conhecimento por meio do diálogo. Citando Paulo Freire, a professora destaca o trecho “como caminho para a construção do conhecimento, acredita-se na ideia de que ‘não é só silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão’. Elaine Frade faz alusão ainda a outros autores que lidam com a tecnologia como recurso no cotidiano escolar, lembrando que o conceito de tecnologia como extensão do ser humano ainda tem gerado discussões”.

Diretrizes curriculares para a educação ambiental

professora Eliana Frade apresneta pesqusia de doutorado sobre diretrizes curriculares para a educação ambiental
professora Eliana Frade apresenta pesquisa de doutorado sobre diretrizes curriculares para a educação ambiental

A temática “Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental” também fez parte do IV Seminário Web Currículo e do XII Encontro de Pesquisadores. Na ocasião, a professora Elaine Frade apresentou sua pesquisa de doutorado, ainda em andamento, realizada com o professor José Luiz Pereira de Rezende (DCF/UFLA), no Programa de Pós Graduação em Ciências Florestais.

“Após a apresentação, juntamente com um grupo de outros Projetos de Pesquisa de Mestrado e Doutorado, foi possível debater aspectos metodológicos, processuais e conceituais presentes nas pesquisas”, comenta.

Segundo a professora, a pesquisa busca avaliar as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (DCNEA) – (Resolução Nº 2, de 15 de Junho de 2012 do Ministério da Educação), com relação aos aspectos que orientam as ações institucionais de formação inicial e continuada de Educação Ambiental, presentes em instrumentos como Projetos Pedagógicos de Cursos de Engenharia Florestal e os Planos de Gestão Ambiental para o ensino superior público federal.

“A temática ambiental como objeto de estudo deste projeto encontra-se presente na discussão curricular e na formação de educadores, fato este que foi ressaltado pela coordenação do Seminário. A oportunidade de apresentar e discutir o andamento da pesquisa oportunizou a troca de informações com outros colegas que atuam e pesquisam as questões curriculares em cursos de nível superior”, conclui.

Texto: Camila Caetano – jornalista, bolsista/UFLA