UFLA marca presença na Semana Internacional do Café – professores e estudantes participaram de atividades

Parte da delegação da UFLA na Semana Internacional do Café: interação em diferentes setores

Cerca de 40 membros dos diversos setores que integram a Agência de Inovação do Café (Inovacafé), da Universidade Federal de Lavras (UFLA) participaram da Semana Internacional do Café (SIC), que aconteceu em Belo Horizonte, no Expominas, entre os dias 24 e 26 de setembro. O evento reuniu cerca de 12 mil pessoas de toda a cadeia produtiva do café, possibilitando a interação de cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores.

Vanúsia Nogueira, diretora-executiva da Associação Brasileira de Cafés Especiais – BSCA com os professores da UFLA Rosemary Pereira e Flávio Borém

A UFLA participou da coordenação e organização de diversas atividades, como o Cupping&Negócios e Coffee of The Year 2015, desde a recepção das amostras – etapa que aconteceu no Polo de Tecnologia em Qualidade do Café (InovaCafé/UFLA) – até a seleção dos dez melhores cafés degustados na feira. Foram avaliadas amostras de todo o País, sob a coordenação da professora Rosemary Gualberto, que posteriormente foram apresentadas nas rodadas de negócio.

“Tivemos a oportunidade de saborear cafés, acompanhar várias rodadas de negócios, apresentações, palestras, sempre com a participação da UFLA, o que nos enche de orgulho, e mostra como é importante essa inserção da universidade com o meio empresarial”, comenta a professora.

Na programação da SIC, em diferentes eventos realizados simultaneamente, a UFLA esteve presente com a participação de estudantes e professores. Entre os palestrantes do Fórum da Agricultura Sustentável 2015, o professor Flávio Meira Borém, com a palestra “Novidades no Processo de Secagem de Cafés” e o professor Fábio Moreira Silva, que ministrou a palestra “Inovações na Mecanização da Cafeicultura de Montanha”.

Formação complementar

Membros de núcleos de estudos da UFLA envolvidos em atividades da programação

Membros do Núcleo de Estudos em Qualidade, Industrialização e Consumo de Café (QICafé), Núcleo de Estudo em Pós Colheita de Café (Pós-Café) e do Centro de Inteligência de Mercado (CIM) também participaram de atividades na feira, em diversos estandes, salas de cupping, rodadas de negócio, cafeterias modelos e campeonatos de barista. Membros do Núcleo de Estudos em Cafeicultura (Necaf) também marcaram presença no evento.

“Em todas as áreas tinha um membro do grupo. Para nós, essa é uma oportunidade única, uma experiência que tem muita validade para nossa vida acadêmica, para crescermos como profissionais e para agregar valor aos nossos conhecimentos, principalmente na parte de qualidade de café e produção de cafés especiais”, explica a doutoranda em Ciências dos Alimentos e membro do QICafé, Larissa Fassio.

Membros do Necaf marcam presença durante a Semana Internacional do Café

Para inovar

O diretor da Inovacafé, professor Luiz Gonzaga de Castro Júnior, destacou a participação de estudantes e professores da UFLA na Semana Internacional do Café, tendo sido uma excelente oportunidade para fazer contatos com todos os setores. “A experiência foi muito interessante, a participação em feiras dessa natureza servem como laboratório de pesquisa e inovação. Precisamos promover essa participação da Universidade com as empresas que estão no mercado, acompanhar as tecnologias geradas e as tendências do setor”, explica Gonzaga. Durante o evento, o professor se reuniu com representantes da Secretaria de Ciências e Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e do setor industrial do café, além de participar da reunião da Aliança Internacional das Mulheres do Café (IWCA).

Novas Parcerias

A UFLA participou da coordenação e organização de diversas atividades, como o Cupping&Negócios e Coffee of The Year 2015
A UFLA participou da organização de diversas atividades, como o Cupping&Negócios e Coffee of The Year 2015

Durante a Semana Internacional do café, foi realizado o lançamento do Consórcio Público para o Desenvolvimento do Café no Sul e Sudoeste de Minas Gerais, o ConCafé. Na oportunidade, o professor Paulo Henrique Leme, do Departamento de Administração e Economia (DAE/UFLA) abordou a modalidade de Consórcio Público Municipal e o planejamento estratégico do ConCafé. A Iniciativa conta com o apoio da InovaCafé, no desenvolvimento de projetos de inovação e difusão de informações e tecnologia, o que deverá beneficiar os mais de 60 municípios que já aderiram ao ConCafé na região Sul e Sudoeste de Minas Gerais.

O Evento

A Semana Internacional do Café é realizada pela Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais – Faemg, pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, pela Café Editora e pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura (Seapa).

Texto: Marina Botelho – jornalista e bolsista da Rede Social do Café/Consórcio Pesquisa Café

Fotos: Denis Henrique Nadaleti – bolsista da Rede Social do Café