Programa Virtual de Formação para Professores Brasileiros de Espanhol prorroga inscrições até 7/10

internacionalizacaoFoi prorrogado para 7/10 (até 23h59 no horário de Brasília) o prazo de inscrição no Curso Virtual em Pedagogia Didática para o Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE). O curso é ofertado por meio do “Programa Virtual de Formação para Professores Brasileiros de Espanhol GCUB-ICC” e há 200 vagas para brasileiros. A iniciativa é fruto do Acordo de Cooperação firmado em 2014 entre o Instituto Caro y Cuervo (ICC), a Embaixada da Colômbia no Brasil e o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB).

Podem se candidatar professores de espanhol de universidades associadas ao GCUB (entre elas a UFLA), assim como professores da rede pública e privada de ensino básico (que tenham concluído sua graduação em Letras-Espanhol em alguma das universidades associadas). Estudantes do último ano da graduação e Letras-Espanhol também são aptos a participar. É necessário que os candidatos comprovem fluência no idioma.

O formulário de inscrição e a documentação necessária podem ser consultados no Edital GCUB nº 002/2015. A seleção dos candidatos envolverá duas fases: a primeira é eliminatória e será baseada na avaliação da consistência dos documentos enviados; na segunda etapa haverá análise do mérito das candidaturas, seguindo critérios definidos no edital.

Os candidatos que não tiverem como comprovar a proficiência em espanhol passarão por etapa complementar, com prova escrita para verificação do domínio da língua.

Os resultados devem ser publicados em 19/10 e as atividades do curso serão realizadas entre 26/10 e 18/12, com um total de 120 horas, distribuídas em 10 semanas. O ambiente das aulas será virtual. Os selecionados terão o benefício da isenção total das taxas do curso, que tem o objetivo de fortalecer as práticas metodológicas que guiam os processos de ensino-aprendizagem nas aulas de espanhol como língua estrangeira no Brasil.

Outros detalhes devem ser consultados nos documentos abaixo:

Retificação do Edital – prorrogação de prazos

Descrição do curso

Com informações encaminhadas pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI/UFLA)