Avanços da Ciência e Tecnologia da Madeira são apresentados em congresso – UFLA participou da organização

Participantes do II CBCTEM reúne estudiosos na UFMG - delegação da UFLA foi a maior no evento
II CBCTEM reúne estudantes e pesquisadores em tecnologia da madeira na UFMG – delegação da UFLA foi a maior no evento

O II Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira – II CBCTEM foi realizado pela Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia da Madeira entre os dias 20 e 22 de setembro de 2015, no Complexo de Eventos da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Paralelamente ao II CBCTEM foi realizado o II Encontro Ibero-americano de Construções Sociais de Madeira: autoconstrução.

O evento teve a organização do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia da Madeira da Universidade Federal de Lavras (UFLA), com a colaboração do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Estruturas da UFMG.

Cerimônia de abertura do II CBCTEM - evento teve a organização do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia da Madeira da UFLA
Cerimônia de abertura do II CBCTEM – evento teve a organização do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia da Madeira da UFLA

O Congresso teve a participação de 260 pesquisadores, professores, estudantes e profissionais de diferentes áreas que têm a madeira como tema de interesse. Além da participação de brasileiros, provenientes de todas as regiões do País, houve a presença de representantes da Argentina, Canadá, Colômbia, Espanha, México, Peru, Portugal e Uruguai, o que conferiu ao II CBCTEM um caráter internacional.

De acordo com o professor José Tarcísio Limas (DCF/UFLA), um dos organizadores do evento, o sucesso foi demonstrado, além do grande número de participantes, pela alta qualidade de 230 trabalhos apresentados na forma de apresentações orais, pôsteres, conferências temáticas e conferências Gerais. Os trabalhos apresentados na forma de pôster e oral foram publicados no Caderno de Resumos e na forma de Anais, em CD.

“Esses trabalhos são a mostra mais atualizada do avanço proporcionado pela Ciência e Tecnologia da Madeira em 16 áreas temáticas, que vão desde as características fundamentais da madeira até suas formas finais de industrialização e utilização”, considerou o professor Tarcísio.

Durante a Cerimônia de Abertura do II CBCTEM houve a apresentação do coral “Meninas Cantoras de Lavras”, sob a regência do Maestro José Maciel.

Representação Nacional

Para encerrar o congresso, foi realizada a Assembleia Geral da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia da Madeira, quando foi eleita nova Diretoria, tendo a frente o professor José Tarcísio Lima. A UFLA, dessa maneira, permanece representada na organização, já que a gestão anterior, desde 2013, tinha como diretor o professor Paulo Fernando Trugilho (DCF/UFLA). Segundo o professor José Tarcísio, as principais tarefas da nova gestão serão: definir o grupo responsável pela organização do III CBCTEM, contribuindo pela sua realização; concluir o processo de lançamento da revista científica da sociedade e continuar o processo de consolidação da SBCTEM, aumentando sua presença e representação nas diferentes regiões do País.

Reitor da UFLA, professor Scolforo, recebe pesquisadores do projeto "Viviendas Sociales de Madera: autoconstrución"
Reitor da UFLA, professor Scolforo, recebe pesquisadores do projeto “Viviendas Sociales de Madera: autoconstrución”

Visita à UFLA

Após o II CBCTEM, representantes do Projeto “Viviendas Sociales de Madera: autoconstrución” fizeram uma visita técnica à UFLA para discutirem aspectos relacionados ao projeto. Os pesquisadores da Argentina, Espanha, México e Uruguai participaram de reunião na Reitoria da UFLA, quando foram recebidos pelo reitor, professor José Roberto Soares Scolforo. Na oportunidade, eles foram informados da decisão de iniciar ainda em 2015, a construção do Centro de Informações aos Visitantes da UFLA e de três residências sociais, segundo o modelo canadense wood light frame. Trata-se de um sistema que vem sendo estudado na Universidade, evoluindo a técnica de utilizar um modelo

Estudantes da Ufopa em visita à UFLA

estruturado em perfis de madeira reflorestada, que permite rapidez na montagem e total controle dos gastos já na fase de projeto.

Após o Congresso, estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) participaram de visitas técnicas às instalações da UFLA relacionadas à Ciência e Tecnologia da Madeira. Eles foram recebidos por professores e estudantes do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia da Madeira da UFLA.