Curso de Administração da UFLA é o mais antigo do Sul de Minas – Instituição é homenageada em evento do CRA

Curso de Administração da UFLA e professor Mozar José Britto são homenageados em cerimônia do CRA-MG no Jubileu de Ouro da profissão
Curso de Administração da UFLA e professor Mozar José Brito são homenageados em cerimônia do CRA-MG no Jubileu de Ouro da profissão. Foto Marlon Franco – ASCOM/Unilavras

Profissionais de Administração de todo o País celebraram no dia 8 de setembro o jubileu de ouro da profissão de Administrador. Em 2015, completa-se 50 anos da assinatura da lei 4.769, de setembro de 1965, que dispõe sobre o exercício e regulamenta a profissão.

A professora Maria Cristina Mendonça recebe homenagem do CRA-MG, em nome do curso de Admisnitração
A professora Maria Cristina Mendonça recebe homenagem do CRA-MG, em nome do curso de Administração. Foto Marlon Franco – ASCOM/Unilavras

Em Lavras, a data foi celebrada durante o 1º Simpósio da Administração, organizado pelo Conselho Regional de Administração de Minas Gerais (CRA – MG) em parceria com o Centro Universitário de Lavras (Unilavras) e Faculdade Adventista de Minas Gerais (Fadminas). Durante a cerimônia de abertura do Simpósio, realizado no Unilavras, houve a entrega de homenagens a instituições e profissionais atuantes no Estado.

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebeu a homenagem como a instituição de ensino superior que há mais tempo oferta curso de Administração na região do Sul de Minas, e foi representada pela professora Maria Cristina Angélico Mendonça, do Departamento de Administração e Economia (DAE/UFLA). O professor Mozar José de Brito (DAE/UFLA) também foi agraciado pelo CRA-MG como o administrador e professor mais antigo em atividade, em homenagem especial pela sua contribuição ao ensino da administração.

Curso de Administração

Professor Mozar José de Brito é homenageado pela contribuição ao ensino da Administração. Foto Marlon Franco – ASCOM/Unilavras

O curso de graduação em Administração da Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL) iniciou-se em 1976, com a formação de tecnólogos em Administração Rural. Ele visava à formação de técnicos, capazes de executar funções administrativas e assessorar órgãos relacionados ao setor. Em novembro de 1980, o curso passou a ser denominado Tecnologia Agronômica em Administração Rural. Em 1986, o curso foi transformado em Curso de duração plena da Administração de Empresas com Habilitação em Administração Rural. De 1989 à 1992, o curso foi transformado em Administração de Empresas Rurais e Cooperativismo  e aconteceu a implantação dos cursos de ensino à distância em Administração Rural.

Na década de 1990 houve a consolidação da administração rural como campo profissional. Fato relevante foi o primeiro livro escrito por professores do DAE, intitulado Administração da Fazenda, com edições até 1996. Em 1994, foi apresentado o Projeto de Planificação do Curso de Administração Rural e Cooperativismo, passando a denominar-se Curso de Administração, com Habilitação em Empresas Rurais e Cooperativas, com duração de cinco anos em regime de licenciatura plena. A partir desse ano, o DAE passou a ser responsável por esse curso, formando novos profissionais em Administração.

O Curso de Administração com Habilitação em Empresas Rurais e Cooperativas é reconhecido pelo MEC em 1998. Em 2001, o Curso de Administração com Habilitação em Empresas Rurais e Cooperativas passou por nova reforma, sendo ajustado para quatro anos, com denominação e foco direcionado para a Administração pura.