Universitários participaram da Olimpíada Brasileira de Matemática nesta sexta (18/9) na UFLA

obm 1Estudantes encantados pela Matemática comparecerem nesta sexta-feira (18/9) ao câmpus da Universidade Federal de Lavras (UFLA) para participar da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) – Nível Universitário.

Depois de ter participado da competição durante o Ensino Fundamental e Ensino Médio, o estudante Wellington Carlos Marques Botelho realizou seu primeiro desafio como universitário. Ele está matriculado no primeiro período do curso de Medicina da UFLA. Apesar de ter escolhido a área da saúde, continua atraído pela Matemática “Eu gosto muito. Sou daqueles que sente extrema satisfação ao conseguir chegar a um resultado correto. Sinto também frustração quando não consigo”, diz.

Já a estudante Mariana de Oliveira Lourenço está no segundo período do curso de Matemática. Para ela, fazer a prova é uma forma de exercitar o raciocínio. “É um exame que exige bastante concentração, com questões complexas. A cada vez que participamos, aprimoramos nossa capacidade de chegar aos resultados corretos”, avalia ela, comentando que também participou das Olimpíadas durante o tempo em que esteve no ensino básico.

A prova teve início às 14h, no Anfiteatro do Departamento de Ciências Exatas (DEX). São quatro horas e meia de duração, para resolução de seis questões. De acordo com o coordenador regional da OBM e professor do DEX Márcio Fialho, os participantes que compareceram neste ano são todos estudantes da UFLA. “Essa adesão dos estudantes é importante porque a competição contribui para o desenvolvimento e a melhoria da capacidade de raciocínio”.

obm 2
A aplicação da OBM foi feita pelos professores Márcio e Helvécio.

Os medalhistas de Olimpíadas de Matemática, nos diferentes níveis, recebem incentivos ao longo de sua trajetória acadêmica. Entre eles, pode ser citado o Programa de Iniciação Científica e Mestrado (Picme), no qual os medalhistas podem se inscrever quando estão na graduação. Os participantes recebem bolsas de iniciação científica e desenvolvem atividades na área de Matemática. O Picme é coordenado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e ofertado por programas de pós-graduação em Matemática de diversas universidades espalhadas pelo país. Tem o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

De acordo com o coordenador do Picme na UFLA, professor Helvécio Geovani Fargnoli Filho, atualmente a instituição possui 11 bolsistas no Programa, pertencentes a diferentes cursos, como Engenharia de Controle e Automação, ABI Engenharias e Ciência da Computação. As bolsas são de um ano, renováveis por mais dois.

Incentivando a participação de estudantes de escolas públicas na OBMEP

Em 2015, teve início na UFLA o Programa Intensivo de Matemática Olímpica (Primo), destinado a preparar alunos de escolas públicas para a realização da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Um grupo de oito estudantes da UFLA, juntamente com o professor Helvécio e a professora do DEX Evelise Roman Corbalan Gois Freire, atua nas atividades. A primeira turma de alunos beneficiada reuniu-se semanalmente na Escola Municipal Álvaro Botelho para estudar Matemática com o objetivo de participar da competição. Com a greve, o programa foi interrompido, mas os planos são de dar continuidade e ampliá-lo. “Pensamos em envolver também as escolas estaduais”, diz o professor Helvécio.

Sobre a OBM

Trata-se de um projeto da Sociedade Brasileira de Matemática em cooperação com o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Seu principal objetivo é contribuir para a melhoria do ensino de Matemática no país. Além disso, a competição permite a descoberta de jovens com talento matemático excepcional, que poderão ter contato com profissionais e instituições de pesquisa de alto nível. A partir dos resultados da OBM, estudantes são selecionados para representar o Brasil em competições internacionais de Matemática.

A 1ª OBM ocorreu no Brasil em 1979. Desde então, passou por mudanças em seu formato, mantendo sempre a premissa de estimular o estudo da Matemática pelos alunos e desenvolver e aperfeiçoar a capacitação dos professores.

Atualmente, a OBM Nível Universitário ocorre em duas fases. A primeira será em 18/9 e a segunda nos dias 17/10 e 18/10. O critério para a promoção dos alunos para a segunda fase será divulgado pela Comissão Nacional de Olimpíadas de Matemática até 30 dias após a realização da primeira fase.