Equipe da UFLA seleciona amostras para o Coffee of The Year 2015 – confira o vídeo da Rede Social do Café

Amostras de café enviadas por produtores de todo o País para o Cupping&Negócios e Coffee of The Year 2015 foram selecionados nesta semana na Universidade Federal de Lavras (UFLA), por uma comissão de provadores do Polo de Tecnologia em Qualidade do Café, sediado na Agência de Inovação do Café (InovaCafé). O trabalho de classificação teve a coordenação da professora Rosemary Gualberto Pereira.

Os 1º melhores cafés, selecionados na UFLA, serão servidos aos visitantes da Semana Internacional do Café 2015, que será realizada de 24 a 26 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte. Eles terão a oportunidade de degustar e votar no melhor café do ano. Os produtores vencedores receberão menção honrosa e o campeão será anunciado e premiado.

Além disso, outras amostras selecionadas serão degustadas em salas de cupping especiais para rodadas de negócios, com a oportunidade de serem negociadas diretamente com seus produtores.

A análise seguiu os protocolos da Specialty Coffee Association of America (SCAA). Foram realizadas avaliações física e sensorial, para que fossem verificados atributos especiais de qualidade da bebida.

De acordo com a professora Rosemary Pereira, a avaliação contou com a participação de estudantes de graduação e pós-graduação que compõe o Núcleo de Estudos em Qualidade do Café (QI-Café) e Núcleo de Estudos em Pós-Colheita do Café (Pós-Café). Além disso, 10 estudantes da UFLA participarão de atividades durante a Semana Internacional do Café. “Esse tipo de trabalho é fundamental para a formação complementar dos estudantes”, destacou.

O evento

Semana Internacional do Café é um encontro de cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores. O evento acontece na capital do maior Estado produtor do Brasil – Belo Horizonte – e apresenta diversas ações a milhares de profissionais do mundo focadas nas áreas de Mercado & Consumo, Conhecimento & Inovação e Negócios & Empreendedorismo.

O evento é hoje uma das principais ações de promoção do café de Minas Gerais e do Brasil e tem como foco desenvolver o mercado brasileiro e divulgar a qualidade dos cafés nacionais para o mercado interno e para os países compradores além de potencializar ao máximo o resultado econômico e social desse setor.

A SIC é realizada pela Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais – Faemg, pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, pela Café Editora e pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura.