Seminário de Sensibilização do Projeto ABC Cerrado ocorre nesta quinta-feira em Lavras

abc_cerradoO Seminário de Sensibilização do Projeto ABC Cerrado será realizado em Lavras nesta quinta-feira (17), às 13 horas, no Sindicado dos Produtores Rurais. Os professores Douglas Guelfi e Alfredo Scheid Lopes, do Departamento de Ciências do Solo (DCS) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) participam dessa iniciativa.

O Projeto ABC Cerrado é uma ação conjunta do SENAR, do Ministério da Agricultura e da Embrapa, que difunde e incentiva a adoção de práticas sustentáveis para a redução das emissões de gases de efeito estufa e sensibiliza o produtor para que ele invista na sua propriedade de forma a ter retorno econômico mantendo o meio ambiente preservado. O SENAR é responsável pela formação profissional dos produtores nas tecnologias e pela assistência técnica e gerencial de propriedades rurais.

O ABC Cerrado vai atender oito Estados do Bioma Cerrado (Goiás, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão, Bahia, Piauí, Minas Gerais e o Distrito Federal), num período de três anos, com a promoção de quatro processos tecnológicos: recuperação de pastagens degradadas, integração lavoura-pecuária-floresta, sistema plantio direto e florestas plantadas. Ao todo, 12 mil produtores rurais vão receber capacitação e, desse total, 1.600 propriedades – nos Estados de Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Mato Grosso do Sul – receberão, também, assistência técnica.

O projeto está estruturado em três etapas: seminários de sensibilização, capacitação de produtores e técnicos nas tecnologias ABC e assistência técnica a produtores rurais. Os Seminários de Sensibilização do Projeto ABC Cerrado acontecem em municípios considerados chave para sua realização. A programação inclui a apresentação do projeto, a desmistificação dos conceitos e a aplicabilidade das tecnologias de baixa emissão de carbono, além das vantagens e resultados dessa aplicação. Os seminários também auxiliarão na mobilização dos produtores rurais, dentro do perfil estabelecido.

Serviço: O Sindicado dos Produtores Rurais fica na Avenida Coronel Juventino Dias Teixeira nº 1448. Os interessados em participar poderão se inscrever no local do seminário ou antecipadamente pelos telefones 31-3074-3080 ou 31- 3074-3857 ou pelo e-mailabc@senarminas.org.br

Texto: Camila Caetano – jornalista, bolsista/ASCOM, com informações do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento.