Plano Ambiental da UFLA recebe Voto de Congratulação da Câmara de Vereadores de Campinas-SP

GREEN-METRIC-uflaEm abril de 2015, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebeu um convite especial para apresentar as ações do Plano Ambiental e Estruturante na Universidade Estadual de Campinas, no Fórum Permanente Unicamp. Na oportunidade, a apresentação da diretora de Meio Ambiente, professora Zuy Magriotis, chamou a atenção do público presente pelas ações efetivas que fizeram com que a UFLA fosse reconhecida como a universidade mais sustentável da América Latina.

Depois da apresentação do Fórum, em agosto, a Diretoria de Meio Ambiente da UFLA recebeu ofício da Câmara Municipal de Campinas –SP, com Voto de Congratulação pelas premiações conquistadas com o Plano Ambiental e Estruturante, e pela apresentação ‘Eco Universidade: Plano Ambiental para uma universidade socioambientalmente correta’. O requerimento da honraria foi feito pelo vereador Paulo Bufalo (PSOL).

No documento, menção à 26ª colocação mundial como melhor instituição de ensino superior no ranking “Green Metric”, organizado pela Universitas Indonésia, que avalia instituições de todo o mundo. Neste ranking, a UFLA conquistou, pela terceira vez consecutiva, o conceito de melhor universidade brasileira e melhor da América Latina no quesito sustentabilidade. O Voto de Congratulação faz menção ainda às ações exemplares de preservação do meio ambiente.

A Câmara Municipal de Campinas registra também, no documento, que o Plano Ambiental foi idealizado em 2008, pelo então pró-reitor de Planejamento e Gestão, hoje reitor da Universidade, professor José Roberto Scolforo. Em 2010, foi criada a Diretoria de meio Ambiente com a finalidade de executar o projeto muitas vezes premiado e reconhecido internacionalmente.

Na avaliação da professora Zuy Magriotis, o reconhecimento público das ações de sustentabilidade da UFLA é motivo de honra e orgulho. Ela destacou que a Universidade vem se destacando entre as instituições públicas no quesito sustentabilidade em virtude de suas ações concretas e efetivas, transformando o campus da Universidade em modelo de gestão ambiental.

Os Fóruns Permanentes da Unicamp existem desde 2003. Visando o desenvolvimento cultural, social e econômico do país, eles foram concebidos para propiciar o intercâmbio de experiências e pesquisas feitas por profissionais e estudantes da Unicamp e profissionais de outras instituições da sociedade.