Membros do Gmab participam neste sábado (12/9) de leilão em Silvianópolis

gmab-aula-pratica
Aula prática da disciplina de Fundamentos de Melhoramento Animal, realizada em 22/5 na Fazenda Santa Ester, conduzida pela professora Sarah Meirelles.

Um grupo de estudantes de graduação e pós-graduação do Departamento de Zootecnia (DZO) colabora na realização do Leilão Casa Branca, que será realizando neste sábado (12/9) na Fazenda Santa Ester, em Silvianópolis (MG). Eles integram o Grupo de Melhoramento Animal e Biotecnologia (Gmab), coordenado pela professora Sarah Meirelles. Há algumas semanas estão na fazenda ajudando na elaboração do evento, envolvidos em atividades que compreendem a formação de lotes de venda, a seleção de animais, a montagem da estrutura, além do suporte administrativo de organização geral.

De acordo com a professora Sarah, o grupo também deve participar das atividades pós-venda, auxiliando no levantamento de resultados. “São oportunidades importantes para os estudantes, porque podem vivenciar situações práticas da zootecnia, complementando seu conhecimento teórico obtido em sala de aula”, diz. É a primeira vez que a Casa Branca Agropastoril realiza um leilão na Fazenda Santa Ester, local que os estudantes ligados ao Gmab freqüentam desde 2012, quando se iniciou a parceria a partir da qual o grupo da Universidade Federal de Lavras (UFLA) conduz provas de desempenho de bovinos de corte para avaliação genética de reprodutores jovens.

Pela parceria, os estudantes do Gmab participam das avaliações genéticas das raças Angus e Simental, feitas uma vez por ano sob coordenação da professora Sarah. Além disso, o trabalho desenvolvido na fazenda já resultou em dois trabalhos de conclusão de curso, duas dissertações, projetos de iniciação científica e diversos resumos publicados em congressos. No local, também são feitos estágios supervisionados. Sarah conta que cinco alunos orientados por ela já fizeram estágio na fazenda neste ano. Dois deles participam agora da organização do leilão.  “Para nós, professores, a oportunidade também é maravilhosa, pois elaboramos projetos de pesquisa e extensão pensando em resultados práticos, que podem ser úteis ao produtor. Dessa forma, nossos alunos têm a experiência de lidar na prática com o produtor rural, com os funcionários e com assuntos do dia a dia da profissão.”

No leilão estará presente o chefe do DZO, professor Carlos Eduardo Saad. A atividade será no sábado às 12h, com início da vistoria dos animais às 10h. A propriedade está aberta à visitação desde 9/9. O acesso ao local é feito pela Rodovia Fernão Dias, Km 817, por Careaçu (MG).

Acesse outras informações sobre o leilão.

Sobre as provas de desempenho

A avaliação individual de touros jovens identifica e seleciona bovinos a partir de características de desempenho, adaptabilidade, carcaça e morfologia. As provas são conduzidas em duas fases: inicial de adaptação de 56 dias e 112 dias de prova propriamente dita.

Nas características relacionadas ao desempenho são avaliados o ganho de peso diário e o peso final. Já para avaliação da adaptabilidade são considerados frequência respiratória, temperatura do pelame, temperatura retal e comprimento dos pelos. A avaliação de carcaça contempla as características de área de olho de lombo, espessura de gordura subcutânea, espessura de gordura na picanha e porcentagem de gordura intramuscular. Na avaliação morfológica foram incluídos equilíbrio, racial, aprumo, reprodutor e musculosidade.