Campeonato Brasileiro: UFLA tem terceira melhor equipe de Rugby Universitário

Equipe de Rugby da UFLA comemora conquista no
Equipe de Rugby da UFLA comemora conquista no Campeonato Brasileiro Universitário de Rugby 7.

A equipe de Rugby da Universidade Federal de Lavras (UFLA) conquistou o 3º lugar no Campeonato Brasileiro Universitário de Rugby 7 (Olímpico), disputado em Goiânia (GO) no final de agosto. Este já é o terceiro ano consecutivo em que os atletas do Rugby da UFLA alcançam essa classificação, feito que já deixa o time apto a disputar a edição de 2016 do Campeonato.

De acordo com o fundador e atleta do time de Rugby da UFLA, Valter Miguel Balbino, existem aproximadamente 20 equipes no Rugby Universitário Brasileiro, vinculadas a instituições de ensino superior públicas federais, estaduais e particulares. Das sete equipes classificadas para o Campeonato Brasileiro em 2015, duas eram de Minas Gerais: além da UFLA, foi representada a Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

As demais classificadas para a disputa foram Universidade Federal de Goiás (UFG); Universidade de Brasília (UnB); Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Universidade Federal de Mato Grosso (UFTM) e UniCeub (Instituição particular de ensino superior do DF). As colocações finais foram: 1º lugar – UFG; 2º lugar – UFU; 3º lugar – UFLA; 4º lugar – UnB; 5º lugar – UFRJ; 6º lugar – UFTM e 7º lugar – UniCeub

A composição da equipe

O time de atletas e colaboradores do Rugby na UFLA, no momento, é composto por Arthur Fernandes (graduando em Zootecnia), Carlos Barbosa rugby-ufla-2(educador físico e ex-atleta do time/comissão técnica), Carlos Rodrigues (capitão da equipe em 2015/graduando em Educação Física), Eryk Abreu (graduando em Matemática), Gabriel Benedito (graduando em Educação Física), Gabriel Modesto (graduando em Ciência da Computação), Isaac Martins (graduando em Física), José Gilmar (doutorando em Zootecnia), Liniker Farias (graduando em Engenharia Mecânica pela Unis), Lucas de Paula (graduando em Sistemas de Informação), Lucas Weber (graduando em Ciência da Computação), Matheus Evaristo (graduando em Ciências Biológicas), Pedro Bigardi (graduando em Educação Física), Pedro Rezende (graduando em Química), Rafael Henrique (presidente da Leufla), Rovilson Pelegrini (colaborador), Valter Balbino (comissão técnica, graduando em Física), Vinícius Ferreira (graduando em Filosofia) e  Walguenk Estevam (graduando em Engenharia Agrícola).

Além desse elenco que disputou a competição em 2015, há iniciantes que ainda se preparam para integrar o grupo. Desde 2009, quando o time da Rugby da UFLA se estruturou, convive com as mudanças na sua composição, já que as formaturas e o ingresso de novos estudantes são parte da rotina da instituição e projetam reflexos no time. No entanto, é sempre priorizado o trabalho conjunto entre calouros e jogadores com maior experiência. “É destaque também o intercâmbio com a equipe Varginha Rugby, clube que nos possibilita experiência em diversos campeonatos”, acrescenta Valter.

Rotina de treinamento

Os integrantes do Rugby UFLA não deixam de dar prioridade à sua formação acadêmica. Os horários dos treinamentos são organizados de forma a não prejudicar a dedicação aos estudos. Valter comenta que, com essa rotina, o grupo tem colaborado com o Rugby nacional: “Já contribuímos na formação de um árbitro de nível nacional e de outros em Minas Gerais”.

Planejamento 2015/2 e 2016

A intenção da equipe é fazer com que a UFLA sedie uma etapa do campeonato mineiro de Rugby Sevens (modalidade olímpica) em outubro ou novembro de 2015. “Assim, poderemos agregar mais estudantes/atletas à equipe, preparando-nos ainda melhor para o Brasileiro de Rugby Universitário de 2016. Será uma forma também de apresentar nosso trabalho à comunidade universitária”, comenta Valter.

Para o grupo, as conquistas já alcançadas devem-se ao esforço da equipe, apoiada pela  Liga Esportiva da Universidade Federal de Lavras (Leufla), pelo Departamento de Educação Física (DEF), pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), pela Prefeitura do Câmpus, pela Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão (Proplag) e pela Direção Executiva.