Projeto A Magia da Física disponibiliza calendário de 2016 com datas de eventos astronômicos previstos

calendario-magia-fisica-2016Durante o evento Estação Ciência, realizado na UFLA nos dias 1º/9 e 2/9, os estudantes que visitaram a estação “A Magia da Física e do Universo” receberam materiais educativos com informações que podem aprofundar seus conhecimentos em Física e em Astronomia. Um desses materiais é o calendário de 2016, que traz as datas de eventos astronômicos importantes esperados para o próximo ano, como a passagem do planeta Mercúrio pelo Sol, por exemplo. O calendário acaba de ser também disponibilizado na versão online, para utilização de toda a comunidade. Acesse o calendário em PDF.

A peça foi produzida pelos professores do Departamento de Física (DFI) Karen Luz Burgoa Rosso e José Nogales, com o apoio do diagramador da Editora UFLA Heider Alvarenga de Jesus. “É um presente de aniversário que o projeto A Magia da Física e do Universo oferece em comemoração pelos 107 anos da UFLA”, diz professora Karen.

Outro material produzido e distribuído pela equipe foi a cartilha “Física em quadrinhos e guia turístico das estrelas”, que aborda, de forma lúdica e voltada ao público infanto-juvenil, experimentos de Física capazes de ajudar a entender melhor os fenômenos do dia a dia. As informações estão dispostas em quadrinhos, sendo os personagens cientistas brasileiros ou figuras do folclore nacional. Há também, no material, um guia turístico das estrelas de duas constelações ocidentais: Escorpião e Cruzeiro do Sul. Karen e José Nogales contaram com 21 colaboradores para elaboração da cartilha.

As produções foram feitas com recursos destinados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ao evento Estação Ciência.

O projeto A Magia da Física e do Universo é coordenado pelos professores José Nogales e Karen. Tem o apoio do Museu de História Natural (MHN), dos departamentos de Física (DFI) e de Ciências Exatas (DEX), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de contar com colaboração das pró-reitorias de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), de Extensão e Cultura (Proec), de Pesquisa (PRP), de Planejamento e Gestão (Proplag) e de Graduação (PRG).