Projeto Marolo: alimentos produzidos em Três Pontas agradaram o público da AgriMinas

Estande da Aqui3P na AgriMinas 2015.

A Feira de Agricultura Familiar do Estado de Minas Gerais (AgriMinas), realizada em Belo Horizonte entre 19/8 e 23/8, teve a participação de representantes do Projeto Marolo. Licor, trufas, doces e bolos produzidos a partir da fruta (característica do Cerrado) fizeram sucesso entre os frequentadores do evento. A Associação dos Agricultores Familiares do Quilombo Nossa Senhora do Rosário (Aqui3P) comemorou a venda de toda a produção.

projeto-marolo-4
Licor de Marolo, produzido pela Aqui3P. Capacitação para produção ocorreu na UFLA em novembro de 2014.

No estande da Aqui3P estava, além de seu presidente, Osvaldo Júnior, o coordenador do Projeto Marolo Tiago Henrique da Silva, que é membro dos Engenheiros Sem Fronteira (EsF – Núcleo Lavras). Eles relatam que a participação na feira foi importante principalmente porque possibilitou o estabelecimento de contatos com órgãos governamentais e outros atores interessados. “Já temos reuniões agendadas com pessoas e instituições que poderão ajudar no projeto. A expectativa é somar forças para fortalecermos ainda mais a agricultura familiar”, diz Tiago.

O Projeto Marolo teve início há quase dois anos, por meio de uma parceria entre a Aqui3P e os EsF. O objetivo era incentivar o cultivo do fruto na região de Três Pontas, assim como seu beneficiamento e aproveitamento para comercialização, de forma a possibilitar a melhoria da qualidade de vida e renda das 15 famílias que compõem a Associação. Uma agroindústria foi estruturada com o apoio do Projeto e uma série de capacitações organizadas na UFLA prepararam o grupo para atuar na produção. Osvaldo lembra que o licor de marolo, grande sucesso na feira, é fruto da capacitação realizada na Universidade, conduzida pelo professor do DCA José Guilherme Lembi Ferreira Alves.

Engenheiros sem Fronteiras em Lavras

projeto-marolo-3
O estudante da UFLA e membro dos EsF, Tiago Henrique, participou da AgriMinas.

A coordenação das atividades dos EsF em Lavras é feita atualmente pelo professor do Departamento de Engenharia (DEG) André Cornélio. Além do Projeto Marolo, o grupo é responsável por outros projetos sócio-ambientais na área de engenharia que buscam promover o desenvolvimento de comunidades e o crescimento técnico e social de seus membros. Cerca de 30 estudantes, de diferentes cursos da UFLA, integram a equipe.

Saiba mais sobre o Projeto Marolo no Jornal UFLA (jul/ago 2015 – pág. 4-5).

A AgriMinas

A feira foi promovida pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetaemg) em parceria coma Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e apoio dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais do estado, da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), do Banco do Brasil, do Governo de Minas e Governo Federal.

O objetivo é apresentar à sociedade e ao consumidor o potencial de produção da agricultura familiar mineira. Neste ano foram 160 estandes com produtos alimentícios típicos da agroindústria familiar e peças de artesanato sustentável. Houve ainda programação musical com artistas regionais, além de capacitação para os agricultores participantes, por meio de palestras e cursos.

Dados do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) comprovam a importância da agricultura familiar para a economia mineira. O setor abriga 1,2 milhão de postos de trabalho em 15 mil agroindústrias familiares. Além disso, de acordo com informações de 2013 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a estimativa é de que 70% dos alimentos produzidos no Brasil sejam originários do segmento.