PRG divulga orientações sobre Enade 2015

EnadeVinte e dois de novembro é a data em que será aplicado, em 2015, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Na Universidade Federal de Lavras (UFLA), realizarão a prova estudantes dos cursos de Administração Pública (presencial e a distância), Administração e Direito. A Pró-Reitoria de Graduação da UFLA (PRG) divulgou na quarta-feira (26/8) orientações sobre o assunto.

São considerados habilitados para as provas do Enade 2015 os alunos que estão no último ano do curso e que tiverem finalizado pelo menos 80% da carga horária mínima do currículo do curso – ou aqueles que tenham previsão de concluir o curso até julho de 2016. Os estudantes que se enquadram nesse critério foram inscritos no Exame pela Instituição de Ensino Superior a que estão vinculados.

A realização da prova é obrigatória para os concluintes dos cursos citados. Caso não compareçam, não poderão receber o diploma até que regularizarem sua situação. Da mesma forma, ficam em situação irregular e são considerados ausentes os alunos que deixarem o local de prova antes de decorrida uma hora do início do exame.

Os locais de realização do Enade são definidos considerando-se a área de abrangência do Exame e o município de funcionamento do curso. Caso algum concluinte habilitado necessite, em casos extremos e sob justificativa fundamentada, alterar o local da prova, deverá entrar em contato com a PRG por e-mail (prg@prg.ufla.br) até 31/8.

Para que os concluintes cumpram as atividades de sua responsabilidade no processo, deverão acessar o endereço  portal.inep.gov.br no período de 21/10 a 22/11. Estará disponível o Questionário do Estudante, que deve ser integralmente preenchido. Após essa etapa, o aluno poderá imprimir o “Cartão de informação do estudante”, no qual constarão os dados da prova. O preenchimento do Questionário também é condição necessária para que o aluno esteja regular junto ao Enade 2015.

Os resultados do Enade fazem parte do cálculo que dá origem ao Conceito Prelimitar de Curso (CPC), com reflexos no Índice Geral de Cursos (IGC), indicador pelo qual a UFLA está posicionada como a melhor Universidade de Minas Gerais pelo quinto ano consecutivo e como a terceira melhor do Brasil, considerando-se dados de 2013. Componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, o Enade é desenvolvido sob a responsabilidade do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

Informações mais detalhadas sobre o exame, direitos e deveres dos participantes, instruções para o dia da prova, cronograma de atividades, além de outros dados, podem ser consultados no Manual do Estudante Enade 2015. A página da PRG/UFLA também reúne informações sobre o tema.