Núcleo de Estudos do curso de Direito promove simulação de reuniões das Nações Unidas – inscrições abertas

CED UFLAO Núcleo de Estudos em Direito e Relações Internacionais do Departamento de Direito da Universidade Federal de Lavras (Nedri/DIR/UFLA) realizará nos dias 7 e 8 de novembro um Comitê Estratégico de Diplomacia (CED), sob a coordenação do professor de Direito Internacional Público Pedro Ivo Diniz.

Serão promovidos debates e discussões sobre temas do cenário internacional. “Durante sua realização, o CED irá trazer o ambiente da diplomacia promovida nas assembleias da Organização das Nações Unidas (ONU), formando comitês que irão discutir diferentes temáticas do cenário do Direito e das Relações Internacionais, simulando, assim, de maneira real, as discussões promovidas pelos líderes de Estado do mundo”, relata a estudante de direito Odara Andrade, integrante do Nedri.

O evento destina-se a alunos que cursam o 9º ano do Ensino Fundamental, e as 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio. O objetivo é incluir aspectos do direito e das relações internacionais de maneira didática e prática ao contexto escolar do ensino médio, inspirado em outras simulações diplomáticas que ocorrem em todo o mundo e são reconhecidas pela ONU. Universitários também podem se inscrever e participar.

As simulações de reuniões das Nações Unidas proporcionam experiências únicas aos alunos e complementam sua formação. A argumentação, oratória, capacidade de negociação são habilidades que serão desenvolvidas e aprimoradas, atreladas aos conteúdos de história, geografia, política e economia ensinados na carga horária escolar. Dessa maneira, aprimora-se o conteúdo escolar, dando-lhe mais dinamicidade e didática.

Os interessados em participar deverão se inscrever pelo e-mail: cednedri@gmail.com. O valor das inscrições é de 25 reais e engloba café da manhã para os dois dias. É possível acompanhar outras informações pela página do evento.

Camila Caetano – jornalista, bolsista ASCOM/UFLA.