Programa de Reconhecimento à Produção Científica recebe propostas

internacionalizacaoProfessores já utilizam o benefício. Nova versão inclui sugestões apresentadas pela comunidade acadêmica

Em atendimento às sugestões apresentadas pela comunidade acadêmica, a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) lança nesta segunda-feira (1º/6) novo edital para o Programa de Reconhecimento à Produção Científica de Alto Impacto Acadêmico. O edital DRI 02/15 incorpora as sugestões apresentadas durante reunião com a comunidade científica e substitui o edital DRI 01/15, incluindo a alteração do nome, que antes era chamado Programa de Estímulo à Publicação Científica em Periódicos de Alto Impacto Científico.

O Programa de Reconhecimento à Produção Científica de Alto Impacto Acadêmico funciona em fluxo contínuo e pode ser acessado pelo site da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) http://www.prp.ufla.br/

Trata-se de uma ação do Plano de Internacionalização da UFLA, sendo coordenado e implementado pela DRI, com a participação da PRP, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) e da Pró-Reitoria de Graduação (PRG).

De acordo com o coordenador do Programa de Internacionalização da UFLA, professor João José Marques, o edital foi simplificado por meio de sugestões da comunidade acadêmica, que sugeriu, entre outras alterações, a inclusão de trabalhos científicos publicados não apenas em periódicos, mas também em eventos classificados pelo programa Qualis Capes.

Outra mudança é que o Programa deixará de pontuar os artigos publicados em periódicos B1, já que a ideia é o crescimento não apenas do número de artigos publicados, mas também do fator de impacto que ele representa na comunidade científica.

Para facilitar a logística das propostas encaminhadas e do benefício, passa a ser considerado o ano anterior ao corrente para avaliação dos artigos, ou seja, em 2015 serão aceitos os artigos publicados em 2014. O novo Edital também incorporou a amplitude do programa, que aceita propostas de docentes e técnicos administrativos, sem distinção entre as categorias.

Em apenas três meses, o Programa de Reconhecimento à Produção Científica de Alto Impacto Acadêmico já recebeu 15 propostas, tendo sido 11 delas avaliadas e, em sete, foram aprovados os benefícios.

Incentivo à internacionalização

A concessão de benefícios, com o objetivo de elevar a quantidade e qualidade de artigos científicos publicados pelo corpo docente da UFLA, já teve início. O professor Luiz Cleber Tavares de Brito, do Departamento de Física (DFI) solicitou o benefício e fará jus ao crédito concedido pela UFLA em viagem aos Estados Unidos, de 15 a 20 de junho, na Universidade de Indiana, Bloomington, USA.

O professor fará a apresentação oral do artigo – Dual embedding of extended models with a Lorentz-breaking mass term, publicado na revista – Physical Review D, que tem fator de impacto JCR 4,684. Com o benefício do Programa de Reconhecimento à Produção Científica de Alto Impacto Acadêmico, o professor vai participar de dois eventos: “Second IUCSS Summer School on the Lorentz- and CPT-violating Standard-Model Extension”  e “IUCSS Workshop on Signals for Nonminimal Lorentz and CPT Violation, LVS’15“, ambos na Indiana University.

O professor vai proferir a palestra The Standard Model Extesion and small violations of gauge symmetry em um dos eventos mais tradicionais na área de Física de Partículas, que reúne pesquisadores de referência em vários países. Luiz Cleber cita que os organizadores são líderes na pesquisa envolvendo a extensão do corrente modelo padrão da física de partículas elementares com violação de simetrias fundamentais como Lorentz e CPT.

“Acredito que o programa é importante dentro do projeto de internacionalização da UFLA e do Programa de Pós-graduação em Física”, destaca o professor, reforçando que o apoio institucional possibilitará um trabalho continuado visando a novas colaborações científicas com importantes pesquisadores da sua área de atuação, a Física de Partículas e Campos.

Como participar?

Os pedidos do benefício deverão ser feitos em formulário próprio, disponível no site da PRP. Para participar do programa acesse: www.prp.ufla.br/periodicos

Consulte o novo Edital