Servidor de e-mail da UFLA passa por atualização

25.01-DGTI-249x162Com a finalidade de melhorar a qualidade do serviço de e-mail da Universidade Federal de Lavras (UFLA), a Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI) realizará uma migração para uma versão mais recente do Zimbra.

A mudança ocorre desde sexta-feira (14/8), às 17 horas e, até o dia 23 de agosto, a DGTI irá transferir os e-mails antigos para o novo servidor. A migração não será instantânea, podendo levar até oito dias para ser finalizada.

Contudo, nesse período, a DGTI disponibilizará a página www.emailantigo.ufla.br para o acesso dos e-mails e contatos arquivados antes da atualização do Zimbra.

A DGTI tem testado essa nova versão há cerca de um ano. A partir dessa será possível ter um filtro de detecção de spam mais eficiente, aumento no espaço em disco, um novo sistema de antivírus com melhor qualidade, além da possibilidade de confirmação de leitura automática.

A previsão é de que no dia 24 de agosto todas as caixas de e-mail já estejam normalizadas. Qualquer dúvida ou problema deve ser relatado na Coordenadoria de Suporte da DGTI, por meio dos ramais 1474, 1125 ou 1526.

No site da DGTI será disponibilizado um material com dicas de uso e as configurações do novo sistema de e-mail.

Alerta – e-mails falsos

A DGTI informa e alerta que está circulando uma mensagem eletrônica enviada para servidores da UFLA, de forma indevida, que pode representar risco de vírus e outras fraudes. O e-mail utiliza como assunto principal a atualização programada dos serviços e pede que o receptor responda a mensagem com nome e senha utilizada no Zimbra (sistema de e-mail utilizado pela UFLA).

A DGTI informa que esta mensagem não foi enviada pela Diretoria e orienta os usuários que receberem essa mensagem para que a descarte, selecionando a opção “apagar”, disponível no menu principal do sistema de e-mails.

É importante que os usuários de e-mail institucional não respondam às mensagens duvidosas, tampouco forneça dados pessoais, mesmo conhecendo o remetente, já que muitas mensagens mal intencionadas podem ser disparadas a partir de endereços conhecidos e previamente corrompidos.

Clique aqui para saber mais sobre boas práticas de segurança para o uso do e-mail institucional

Texto: Camila Caetano- jornalista, bolsista/UFLA