Artigo da UFLA é considerado o melhor em Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software

Professor Heitor Costa recebe o prêmio Best Paper durante Simpósio
Professor Heitor Costa recebe o prêmio Best Paper durante Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software

O XIV Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software foi uma edição especial para o professor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Heitor Augustus Xavier Costa, do Departamento de Ciência da Computação (DCC/UFLA) e para os ex-alunos José Natanael Reis (Ciência da Computação/UFLA), Gustavo Vale (Sistemas de Informação/UFLA). Eles são autores do artigo intitulado: “Manutenibilidade de Tecnologias para Programação de Linhas de Produtos de Software: Um Estudo Comparativo”, considerado o melhor artigo apresentado no Simpósio.

Presente na cerimônia, o professor Heitor Costa recebeu o prêmio “Best Paper“, sendo agraciado com troféu e certificado. “O prêmio foi um reconhecimento da comunidade científica de qualidade de software ao trabalho realizado e ficamos muito felizes em receber”, considerou o professor.

Luisa Hernández, estudante de mestrado em Ciência da Computação da UFLA, recebeu Menção Honrosa pela apresentação

Além disso,  Luisa Hernández, estudante de mestrado em Ciência da Computação da UFLA, orientada pelo prof. Heitor Costa, recebeu Menção Honrosa na apresentação do pôster intitulado “API Recommendation System in Software Engineering na Amazon Advanced School on Software Quality”. Para a estudante, “a menção honrosa foi muito importante, pois mostra que estamos no caminho certo na realização da dissertação”.

O evento

O XIV Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software foi realizado de 17 a 21 de agosto, em Manaus. O SBQS é um evento anual da Comissão Especial de Engenharia de Software da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e do Comitê do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade em Software (PBQP-SW). O evento tem como objetivo reunir pesquisadores, profissionais, empresários, professores e estudantes de diversas áreas, interessados em questões relativas à qualidade de software.

O simpósio também fomenta o intercâmbio de informações entre pesquisadores nacionais e estrangeiros de renome, e entre indústria e usuários, sobre o estado atual e tendências, em termos de métodos, técnicas, modelos, ferramentas de software e experiências práticas da área de Qualidade de Software. A programação inclui a participação de palestrantes convidados (keynotes), sessões técnicas (trilhas de trabalhos técnicos e de relatos de experiência da indústria), tutoriais, workshops de dissertações e de teses e outros eventos satélites.