Divulgado o resultado final do Desafio UFLA+

Departamento de Direito e Comp Júnior vencem o desafio – Estudantes de ABI Engenharia, Nutrição e Direito são vencedores individuais

ufla-mais-siteO Desafio UFLA+ Soluções Inovadoras teve a primeira etapa lançada em maio deste ano e onze temas mobilizaram a comunidade acadêmica e a sociedade em geral. Nesta quarta-feira (19/8), a Universidade Federal de Lavras (UFLA) divulgou o resultado final e a comissão organizadora apresenta um balanço da consulta pública que registrou o envolvimento de 2.546 pessoas, com 4.409 ideias postadas, 344674  curtidas e 152809 comentários. A classificação final disponível no site WWW.uflamais.ufla.br

Confira os vencedores individuais, setor e organização estudantil:

Participantes individuais:

1º – Lucca Fontolan – estudante de ABI Engenharia

2º – Thais Melo – estudante de Nutrição

3º – Odara Andrade – estudante de Direito

Pró-Reitorias, Departamento e Setores

1º – Departamento de Direito

Organização estudantil

1º – Empresa Júnior de Informática – COMP JÚNIOR

Balanço positivo

A mobilização envolveu mais de 90% dos departamentos, setores e pró-reitorias, além de 105 organizações estudantis. O tema que atraiu o maior número de ideais foi o “Sustentabilidade”, com 584 sugestões (13,2%), seguida do tema “Qualidade do Ensino de Graduação”, com 570 sugestões (12,9%) e “Internacionalização”, com 508 ideias (11,5%).

Outros temas: UFLA e Sociedade (492 ideias – 11,2% do total); “Evasão nos cursos de graduação” (449 – 10,2%); “Publicações Científicas” (412 – 9,3%); Inovação e Empreendedorismo (394 – 8,9%); “Comunicação Interna” (326 – 7,4%); ”Estrutura Organizacional” (220 – 5%) e “Transparência e Auditoria” (219 – 5%).

De acordo com o presidente da comissão especial designada para a condução do desafio, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, a adesão da comunidade e o número de ideias apresentadas superaram as expectativas. Ele enfatizou que as questões com maior número de ideias apresentadas, Sustentabilidade e Qualidade do Ensino de Graduação, podem refletir a preocupação da própria sociedade com estes temas e, provavelmente, o maior interesse e conhecimento sobre eles por parte dos participantes.

Vale destacar que as ideias postadas passaram por avaliação de todos os setores envolvidos e recebeu uma indicação de estrelas, em seu status, que sinaliza a pertinência de sua aplicação e também os benefícios para a Instituição. As ideais, com cinco estrelas, representam sugestões com alto impacto e, ainda, alta contribuição financeira, por exemplo, na redução de custos para o custeio da Universidade.

Com base nesta avaliação qualitativa, outra constatação que o professor João Chrysostomo evidencia é o porcentual de ideias avaliadas como categoria “1 estrela”, podendo indicar que muitas ideias apresentadas já contam com ação existente por iniciativa da gestão. “Isto quer dizer que a comunidade desconhece boa parte das ações que realizamos”, enfatiza.

Nesta avaliação, 12% das ideias foram consideradas ótimas e excelentes (4 e 5 estrelas).  Para João Chrysostomo, do ponto de vista quantitativo, o número deste percentual não é alto, mas, se considerado em números absolutos, são cerca de 60 ideias excelentes e em torno de 400 ótimas ideias, para serem reavaliadas e colocadas em prática. “Este resultado justifica e fortalece a iniciativa”, comentou.

Na avaliação do reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, o resultado representa o esforço coletivo de estudantes, professores e técnicos administrativos, comprometidos com os ideais da universidade. “O objetivo de oferecer mais um espaço coletivo para a proposição de soluções que contribuam para uma gestão compartilhada e também promover maior integração foi atingido”, destaca Scolforo.

Premiação

Os três participantes que conseguiram mobilizar um apoio maior às suas ideias (obtendo maior número de curtidas e comentários) foram os vencedores do desafio. O primeiro colocado ganhará 4 mil reais; o segundo, 2 mil e quinhentos reais e o terceiro lugar, mil reais.

Além das premiações individuais, o Departamento de Direito fará jus ao prêmio de R$100.000,00 (cem mil reais) e a Empresa Júnior de Informática – Comp Júnior receberá o prêmio de R$20.000,00 (Vinte mil reais), ambos em créditos para empenho, conforme legislação vigente e normas operacionais previstas no Edital.

Os prêmios serão entregues no dia 2 de setembro, às 18 horas, no salão de Convenções, em solenidade que compõe a programação da Semana de Ciência, Cultura e Arte. Na oportunidade, haverá a cobertura do evento, com os depoimentos dos vencedores.